Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

GCM de S.Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime

Operação Direto ao Ponto já realizou mais de 1.300 rondas e reforça segurança nas principais paradas de ônibus de São Bernardo

Última atualização: 19/02/2025 22:42
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 19/02/2025
Compartilhar
GCM de São Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime
GCM de São Bernardo completa 25 anos e se consolida como referência no combate ao crime. Foto: Divulgação

Pioneirismo. Esse foi o termo sintetizado na cerimônia de valorização da 1ª turma da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, que ocorreu nesta terça-feira (18/2) no plenarinho da Câmara Municipal, em alusão aos 25 anos da instituição. Referência na segurança, a corporação hoje encampa operações especiais de combate à criminalidade. Atualmente, o efetivo da cidade é o segundo maior do Estado de São Paulo, com 1.005 agentes.

A emoção dos primeiros servidores da guarda municipal presentes ao encontro, e que ainda estão na ativa, não escondia o sentimento de dever cumprido ao longo de mais de duas décadas de atuação e aperfeiçoamento. “São 25 anos de muito amor e dedicação, essa é uma imensa família. Deixamos muitas coisas para estar aqui e, se agora a nossa guarda é tão valorizada, foi porque lá atrás fizemos muito por ela”, disse, emocionada, a GCM 1ª Classe Gomes, que representou a turma de 2000.

Representando o prefeito Marcelo Lima, a vice-prefeita de São Bernardo, sargento Jéssica Cormick, enalteceu o trabalho dos agentes de segurança pública. “Em primeiro lugar, agradeço como cidadã, como moradora de São Bernardo por vocês cuidarem tão bem de mim, da minha família e de toda a nossa população. Contem com a nossa gestão para garantir a melhor infraestrutura para o trabalho de vocês.”

Desde janeiro como comandante-geral da Guarda, Gleicis Fernandes relembrou os primeiros dias da GCM de São Bernardo. “Muito me honra estar aqui neste dia de comemoração. Depois de nós, vieram mais 14 turmas. Mas lá, em 2000, fomos nós que vestimos essa farda inédita, que juramos servir e proteger a população. A nossa semente deu frutos e mostrou que não existe o impossível. Tenho muito orgulho de estar nessa instituição.”

GCMs de São Bernardo
GCMs foram homenageados durante cerimônia em São Bernardo. Foto: Divulgação

DIRETO AO PONTO

Uma das primeiras ações efetivas de segurança da atual gestão municipal foi a Operação Direto ao Ponto, que, desde janeiro deste ano, realiza trabalho intensivo no combate à criminalidade e na manutenção da segurança pública.

Durante essas primeiras semanas da ação, foram executadas diversas atividades preventivas e repressivas. A operação teve como destino as principais paradas de ônibus no município, algumas delas localizadas na Av. do Taboão, 31 de Março, João Firmino, Humberto de Alencar Castelo Branco, Água Funda, Senador Vergueiro, Rio Acima, Tiradentes, entre outras.

“Neste período foram 1.348 rondas realizadas e 175 pontos monitorados que coibiram assaltos nessas regiões. Vocês saem todos os dias de casa para cuidar e olhar para esses moradores que estão nos pontos de ônibus indo para seus compromissos e trabalho. E eles confiam em vocês. É, para mim, um orgulho muito grande estar à frente desta pasta e contar com uma tropa empenhada em cuidar da nossa gente”, declarou o secretário de Segurança de São Bernardo, major Topalian.

GRANDE APREENSÃO

Na última sexta-feira (14/2), a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), equipe especializada da GCM, realizou uma grande apreensão de aparelhos celulares – mais de 100 –, além de recuperar cartões bancários de débito e crédito, e recolher colete balístico e carabina, no Jardim Limpão, região do Ferrazópolis.

A medida foi resultado de ronda preventiva da Operação Direto ao Ponto. A ação, em parceria com a Polícia Militar e Civil, segue por toda a cidade pelos próximos 60 dias em áreas vulneráveis do município para coibir furtos e roubos.

Tags:aniversáriocombateconsolidaçãocrimeGCMreferênciasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito Taka Yamauchi completa 50 dias de governo com avanços significativos Prefeito Taka Yamauchi completa 50 dias de governo e faz balanço
Próximo artigo Ribeirão Pires reforça educação municipal com contratação de profissionais Ribeirão Pires reforça educação municipal com contratação de profissionais

Mais lidas

Encontro define diretrizes à substituição de sirenes por sinais musicais nas escolas de São Bernardo
Encontro define diretrizes à substituição de sirenes por sinais musicais nas escolas de SBC
21/05/2025
Rock This Town Festival volta a Ribeirão Pires com programação repleta de música, dança e cultura retrô
Rock This Town Festival volta a Ribeirão Pires com programação repleta de música, dança e cultura retrô
21/05/2025
Prefeito Taka Yamauchi, Secretária de Obras Melissa Duaik, Secretário de Educação Felipe Sigollo e representantes da construtora durante visita ao Quarteirão da Educação em janeiro deste ano.
Prefeito Taka Yamauchi cumpre agenda em Brasília com foco no programa Periferia Viva
21/05/2025
Casos de dengue caem 80% no 1º quadrimestre em São Bernardo na comparação com 2024
Casos de dengue caem 80% no 1º quadrimestre em São Bernardo na comparação com 2024
21/05/2025
Ribeirão Pires recebe comitiva chinesa para troca de experiências sobre saúde pública
Ribeirão Pires recebe comitiva chinesa para troca de experiências sobre saúde pública
21/05/2025

Recomendadas

Mãe faz BO após aluna receber de professor material inadequado em escola estadual de SBC
CidadesDestaque 1São Bernardo

Mãe faz BO após aluna receber de professor material inadequado em escola estadual de SBC

21/05/2025
Escola Estadual Professor Ovídio Pires de Campos foi uma das escolhidas para adotar o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre deste ano
CidadesMancheteSanto André

Estudante de 12 anos leva faca para dentro de escola estadual em Santo André

21/05/2025
Cidade da Hora em ação: 200 toneladas de lixo recolhidas das ruas neste sábado em Diadema
CidadesDiadema

Cidade da Hora em ação: 200 toneladas de lixo recolhidas das ruas em Diadema

20/05/2025
Primeira etapa das obras do Integra Tietê inicia em São Bernardo com acompanhamento da Prefeitura
CidadesSão Bernardo

Primeira etapa das obras do Integra Tietê inicia em SBC com acompanhamento da Prefeitura

20/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?