VOLTAR
  • Cidades

GCM de Santo André terá óculos inteligentes e câmeras

Prefeitura lançou nesta quinta o programa GCM 5.0, pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança

  • GCM de Santo André com óculos inteligente.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 03/08/2023
  • Compartilhar:

Prefeitura lançou nesta quinta o programa GCM 5.0, pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança

A Prefeitura de Santo André anunciou nesta quinta-feira (03/08) um pacote de investimentos em tecnologia na área da segurança com aquisição de novos equipamentos digitais que serão utilizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).

O pacote contempla um novo sistema de comunicação da GCM com 130 rádios portáteis, 40 rádios móveis, além de 50 câmeras corporais (body cams), 20 tablets e cinco óculos inteligentes.

Uma das inovações é a troca do sistema de comunicação da GCM, que usava uma tecnologia antiga por radiofrequência e que passa a funcionar em um sistema híbrido, utilizando a cobertura da rede de celular para os novos rádios portáteis adquiridos. Recentemente, o ABCD Jornal fez reportagem em que os guardas municipais reclamavam que os rádios não funcionavam em determinadas regiões da cidade.

O antigo sistema de comunicação, além de ter um custo elevado, tinha transmissão de dados limitada, especialmente em áreas mais distantes da região central. A nova tecnologia transmite dados por meio de internet com áudio, textos e imagens, possibilitando maior eficiência e controle operacional.

Além desse novo sistema foram adquiridas câmeras corporais (body cams), que serão utilizadas pelos GCMs para captura de imagens das ações policiais em áudio e vídeo, e com sistema de geolocalização, possibilitando realizar a transmissão ao vivo para a Central de Operações da Guarda Civil Municipal. Os novos equipamentos adquiridos contam ainda com rádios portáteis com transmissão digital de voz, permitindo troca de informações com maior segurança e eficiência. Nas viaturas, todas também foram equipadas com sistema de comunicação digital também.

Tablets instalados nas viaturas serão utilizados para identificação de vestígios não visíveis a olho nu, para o registro de evidências e provas, com maior precisão e praticidade no transporte. Um console de despacho para a Central de Comunicação (Cecom) da GCM também foi adquirido permitindo a integração dos sistemas de comunicação digital e analógica, com tráfego criptografado de dados e informações, permitindo uma melhor visualização da origem das chamadas e um tempo de resposta mais efetivo na coordenação das operações.

Outra inovação foi a aquisição de óculos inteligentes, que serão utilizados pelos GCMs em ações especiais, como grandes eventos e operações. Os equipamentos realizam transmissão em tempo real, permitindo que a equipe de apoio no Centro de Operações Integradas (COI) tenha acesso à visão do agente na rua.

Os óculos também têm a capacidade de reconhecer procurados pela Justiça por meio de reconhecimento facial. Essa funcionalidade será possível com a disponibilização do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública de Estado, parceria que está em tratativas com o Governo do Estado de São Paulo.

GCM de Santo André com óculos inteligente

GCM de Santo André com óculos inteligente. Foto: Divulgação

A nova tecnologia dos óculos inteligentes beneficiará não apenas a GCM, mas também o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) e a Defesa Civil, que poderão compartilhar informações e dados em ações específicas realizadas pela cidade.

“Mantemos uma política de investimento em tecnologia importante para nossa cidade. E hoje apresentamos equipamentos que serão embarcados imediatamente nas viaturas e utilizados por nossos GCMs, itens que serão instrumentos importantes para redução de índices criminais na cidade. Não tenho a menor dúvida que essas ferramentas vieram para ficar e garantir mais agilidade no trabalho que nossos guardas realizam”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante apresentação dos novos equipamentos na tarde desta quinta-feira.

Viaturas

Novas viaturas também foram adquiridas para reforçar as ações de patrulhamento e de rondas ostensivas pela cidade. São 21 novas viaturas equipadas com sistemas modernos de radiocomunicação, além de 10 motos que são de uso exclusivo da Romo (Rondas com Motocicletas). A GCM recebeu ainda novos uniformes e coletes balísticos para toda a corporação.

Programa GCM 5.0

GCM de Santo André terá novo sistema de comunicação, segundo anunciou o prefeito Paulo Serra. Foto: Divulgação