VOLTAR
  • Cidades

GCM de Santo André realiza 909 operações policiais no primeiro semestre

Operação Ponto Seguro somou 702 inserções nos pontos de parada, atendendo uma das principais reclamações dos moradores sobre a segurança pública

  • GCM de Santo André realiza 909 operações policiais no primeiro semestre.
    Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/07/2022
  • Compartilhar:

Operação Ponto Seguro somou 702 inserções nos pontos de parada, atendendo uma das principais reclamações dos moradores sobre a segurança pública

operação da GCM

GCM de Santo André realiza 909 operações policiais no primeiro semestre. Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André realizou no primeiro semestre deste ano 909 operações policiais. O anúncio foi realizado em reunião do Conselho Municipal de Segurança (Consem) realizada nesta quinta-feira (21/07) na sede do Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura.

Entre as operações realizadas nos seis primeiros meses de 2022 a Ponto Seguro foi a que mais teve ações, com 702 inserções nos pontos de parada, atendendo uma das principais reclamações dos moradores sobre a segurança pública, seguida da Bairro Seguro (66), Operação Saturação (21), Operações Preventivas (40) e operações conjuntas com as polícias Militar e Civil (36) e demais ações ostensivas (44), envolvendo Operação Pancadão, Operação Delegada, Bloqueio e Visibilidade.

“Em 2020 tivemos 401 operações policiais, no ano passado já saltamos para 985 e neste ano, apenas neste primeiro semestre, foram 909. A nossa projeção é de que este ano seja finalizado com 1,5 mil ações ostensivas, dobrando os números do ano anterior”, disse o prefeito Paulo Serra.

Investimento

Santo André anunciou neste ano um pacote de investimentos em segurança, visando aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com aporte de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas.

A cidade também investe na instalação de novas câmeras de monitoramento para auxiliar no combate ao crime dos bairros, além da criação de um projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.