VOLTAR
  • Cidades

GCM de S.Bernardo salva homem com parada cardíaca

 Ação ágil dos guardas possibilitou reanimação da vítima e rápido atendimento do Samu; Profissionais eram treinados pelo Núcleo de Educação em Urgência da cidade

  • GCM de S.Bernardo salva homem com parada cardíaca.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/02/2020
  • Compartilhar:

 Ação ágil dos guardas possibilitou reanimação da vítima e rápido atendimento do Samu; Profissionais eram treinados pelo Núcleo de Educação em Urgência da cidade

 

GCM de S.Bernardo salva homem com parada cardíaca. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

Um homem de 50 anos foi salvo, na tarde desta quinta-feira (06/02), por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo, após sofrer parada cardíaca em uma via pública da cidade. A ação ágil dos profissionais, que eram treinados pelo Núcleo de Educação de Urgência, foi fundamental para a reanimação do munícipe que, rapidamente, foi encaminhando por uma equipe do Samu para o Pronto Socorro Central, após restabelecimento dos sinais vitais.

De acordo com a GCM, a vítima foi encontrada desacordada caída na calçada da Rua Itaquera, no Jardim Petroni, em situação de parada cardíaca. Ao chegarem ao local, guardas municipais iniciaram o procedimento de massagem cardíaca, visando a Ressuscitação Cardiopulmonar, que perdurou até a chegada das equipes do Samu.

Por meio do COI (Centro de Operações Integradas de Segurança), que integra profissionais da GCM e Samu, equipes da Saúde acompanharam em tempo real toda ação, permitindo assim, deslocamento imediato de uma equipe até o local da ocorrência.  A ação foi acompanhada através de câmera de segurança instalada em uma escola municipal localizada em frente ao local da ocorrência.

No local, equipes do Samu, em conjunto com os profissionais da GCM, deram continuidade ao socorro, inclusive fazendo uso do desfibrilado cardíaco por três vezes, até o restabelecimento dos sinais vitais do morador que, na sequência, foi conduzido por uma viatura do Samu ao PS Central de São Bernardo. A ação conjunta contou com a participação de quatro profissionais da Guarda Municipal e três do Samu.

O paciente segue internado na unidade hospital, onde equipes médicas monitoram o quadro de miocardiopatia dilatada, uma doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo, causando complicações como arritmias e coágulos de sangue.

COI

Inaugurado pela atual administração, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, o COI de São Bernardo tem reforçado o policiamento em todo o território do município. Primeiro Centro de Operações Integradas do Estado, o equipamento reúne num único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC.

A estrutura de 1.900 m², instalada na Avenida Redenção, 271, funciona 24 horas integrando ações de segurança de todos os órgãos, proporcionando assim, mais agilidade na proteção aos moradores da cidade. Para isso, o COI conta com uma central de monitoramento de 673 câmeras instaladas em São Bernardo.

O COI abriga ainda o 6° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e a Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI).