VOLTAR
  • Cidades

GCM de S.Bernardo realiza parto de emergência em carro de aplicativo

Mulher em trabalho de parto foi socorrida na noite desta quarta-feira (22/03) durante ronda no Grande Alvarenga

  • Mulher em trabalho de parto foi socorrida na noite desta quarta-feira (22/03) durante ronda no Grande Alvarenga.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/04/2020
  • Compartilhar:

Mulher em trabalho de parto foi socorrida  durante ronda no Grande Alvarenga

 

Mulher em trabalho de parto foi socorrida durante ronda no Grande Alvarenga. Foto: Divulgação/PSBC

Dois Guardas Civis Municipais (GCMs) de São Bernardo realizaram um parto de emergência nesta semana dentro de um carro de aplicativo, no Jardim Thelma (Grande Alvarenga). Os guardas Cláudio Tuquim da Silva e Edson Vasconcelos faziam ronda preventiva na região, quando foram fechados por um motorista pedindo socorro no atendimento à passageira, que já se encontrava com a bolsa amniótica rompida e apresentava fortes contrações.

Imediatamente, os agentes acomodaram a mãe no banco traseiro do veículo e deram início ao trabalho de parto. Valéria Almeida Souza, 39 anos, deu à luz ao seu quinto filho, Breno, dentro do veículo, às 20h30. Mãe e bebê foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) União, onde receberam os primeiros cuidados, e depois encaminhados ao Hospital Municipal Universitário (HMU), equipamento referência no cuidado materno-infantil e na saúde da mulher.

“Minha primeira preocupação foi acalmar os pais que estavam muito agitados e sem saber o que fazer. Nestas situações o psicológico conta muito. Fui delegando funções ao pai, como buscar uma toalha para embalar a criança, e aos poucos ele foi se acalmando. Quando o bebê nasceu notamos que o cordão estava em volta do pescoço. Imediatamente afrouxei o cordão ao máximo que pude e corremos para levar mãe e filho à UPA mais próxima”, contou o guarda Tuquim.

Os procedimentos adotados pelo guarda são fruto da capacitação profissional para o atendimento de ocorrências inerentes à rotina da guarda. Por meio do curso de formação, os agentes cumprem carga horária de matérias especificas da profissão, exigidas pela Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), além dos cursos de atualização profissional, realizados anualmente.

“Eles nos apoiaram e acalmaram o tempo todo. Foram muito atenciosos comigo e com o bebê. Se não fossem eles, não sei como seria. Agradeço muito pelo que fizeram”, disse Valéria. A paciente e o bebê seguem internados no HMU, com previsão de alta neste sábado (25/04).