VOLTAR
  • Cidades

GCM de S.Bernardo e Polícia Civil deflagram ação para desmantelar furtos de fios

Operação Moiras foi às ruas nesta terça-feira (31/5) mirando comércio ilegal de cabos; três pessoas foram presas

  • GCM de S.Bernardo e Polícia Civil deflagram ação para desmantelar furtos de fios.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 31/05/2022
  • Compartilhar:

Operação Moiras foi às ruas nesta terça-feira (31/5) mirando comércio ilegal de cabos; três pessoas foram presas

viaturas da GCM< e da Polícia Civil

GCM de S.Bernardo e Polícia Civil deflagram ação para desmantelar furtos de fios. Foto: Divulgação/PSBC

A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta terça-feira (31/05), a Operação Moiras, que visa desmantelar esquema de furtos de fios elétricos na cidade e o comércio ilegal desse tipo de material. A ação resultou na prisão de três pessoas, sendo duas por receptação e uma por furto de cabos em flagrante, além da interdição de um estabelecimento.

Participaram da operação cerca de 115 agentes e 50 viaturas das duas forças de segurança, além de outros 23 fiscais de postura, agentes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, pasta responsável pela iluminação pública. Foram vistoriados 25 estabelecimentos que comercializam sucatas (conhecidos como ferros-velhos) por toda a cidade. O objetivo foi identificar possíveis materiais provenientes da iluminação pública, como os pertencentes a semáforos, e de residências particulares.

Além das prisões, a GCM e a Polícia Civil também apreendeu diversos produtos de origens suspeitas, como cones de sinalização viária, guard rail (proteções metálicas instaladas em vias públicas) e sinaleiros. Os materiais seguirão para pesagem e perícia. Delegado titular do DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São Bernardo, Miguel Ferreira da Silva afirmou que a operação mira romper o curso do comércio ilegal de cabos e fios elétricos. “A gente sabe que esse tipo de crime, via de regra, é praticado durante a noite por usuários de drogas e eles revendem essa fiação para estabelecimentos que compram cobres, alumínios e ferros em geral”, explicou.

Atuação

Secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, o Coronel Carlos Alberto dos Santos frisou que a operação é a uma das investidas do governo do prefeito Orlando Morando para reduzir a incidência desse tipo de crime na cidade. “A ação integrada entre a GCM e a Polícia Civil é primordial no enfrentamento dessas condutas, uma vez que o trabalho de inteligência, que identifica com antecedência possíveis estabelecimentos suspeitos, auxilia no êxito da identificação dos delitos”, disse.

Dados

A Prefeitura de São Bernardo identificou aumento expressivo de furtos de cabos semafóricos em 2022. Segundo dados do departamento de trânsito, só de janeiro a abril deste ano, o montante de fios furtados (em metros) é 132,45% maior que o registrado em todo o ano passado. Foram 9.298 metros de cabos roubados só nos quatro primeiros meses deste ano, contra 4.000 em 2021. Em termos de recursos públicos, esses crimes custaram aproximadamente R$ 500 mil para os cofres públicos com a reposição dos fios elétricos.

A operação foi batizada de Moiras em alusão às três irmãs que, na mitologia grega, tinham o poder de definir o destino das pessoas tecendo o fio da vida. Durante as ações, que também focou em abordagens, policiais do 5º DP de São Bernardo capturaram um homem com mandado de prisão em aberto.

Denúncias de roubos de cabos elétricos podem ser feitas à GCM, por meio do número 153.

fios apreendidos após furto

Segundo dados do departamento de trânsito, só de janeiro a abril deste ano, o montante de fios furtados (em metros) é 132,45% maior que o registrado em todo o ano passado. Foto: Divulgação/PSBC