GCM de Mauá prende dois suspeitos por tentativa de furto de fiação
Homens foram flagrados na Avenida João Ramalho e encaminhados ao 1º DP onde permaneceram à disposição da Justiça
Homens foram flagrados na Avenida João Ramalho e encaminhados ao 1º DP onde permaneceram à disposição da Justiça
A GCM (Guarda Civil Municipal) tem intensificado as ações para combater e punir os responsáveis por furtos de fiação elétrica em espaços públicos. Ao todo, seis pessoas já foram presas desde setembro, todas suspeitas de realizar tais práticas. Nesta quarta-feira (03/11), mais dois homens foram detidos — eles estavam na Avenida João Ramalho, nas proximidades de uma das alças de acesso à Avenida Oscar Niemeyer. Eles portavam ferramentas e foram flagrados enquanto mexiam em um poste no local. Ambos foram autuados e encaminhados ao 1º DP de Mauá.
No fim de semana, outro homem foi detido ao ser flagrado na área externa do Museu Barão de Mauá, onde tentava furtar a fiação elétrica local. Ferramentas foram encontradas com o suspeito, que foi encaminhado à delegacia.
O trabalho é desenvolvido em parceria com as polícias Militar e Civil. Além das ações e rondas preventivas, há fiscalização em comércios de sucata e reciclagem instaladas no município. O objetivo é identificar e coibir a comercialização de fios de cobre, que estão sendo furtados de prédios públicos para venda, trazendo prejuízos à municipalidade.
A ação foi desencadeada pela Prefeitura depois do aumento no número de furtos de cabos e sucessivos e recorrentes atos de vandalismo praticados por criminosos em unidades de saúde, equipamentos esportivos e culturais, escolas municipais e até passarelas, prejudicando a população.
Fim de semana
A GCM também recuperou, na noite do último sábado (30/10), uma moto que havia sido roubada por dois homens no dia anterior. Os agentes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) realizavam patrulhamento na Vila Nova Mauá, quando viram o motociclista guiando o veículo sem placa. Neste momento foi realizada a abordagem e verificado que se tratava de veículo roubado. O suspeito recebeu voz de prisão e foi levado ao 1° DP Mauá para ficar à disposição das autoridades. A moto foi devolvida ao proprietário.