VOLTAR
  • Cidades

GCM Ambiental de S.Bernardo flagra pescas irregulares na Billings

 Apesar de fiscalização reforçada, pescadores não respeitam período de reprodução dos peixes colocando em risco fauna aquática

  • Guarda flagrou um pescador que estava em um barco com quatorze redes e 40 kg de peixes.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/01/2019
  • Compartilhar:

 Apesar de fiscalização reforçada, pescadores não respeitam período de reprodução dos peixes colocando em risco fauna aquática

 

pesca

Guarda flagrou um pescador que estava em um barco com quatorze redes e 40 kg de peixes. Foto: Divulgação/PSBC

 

Para manter a preservação da fauna e da flora, a Guarda Ambiental de São Bernardo trabalha na fiscalização das principais áreas da cidade, para inibir a pesca ilegal, em temporada de proteção e garantir a reprodução dos peixes na represa Billings. O período de defeso teve início no dia 1º de novembro e se encerra em 28 de fevereiro.

De acordo com a Prefeitura, a força-tarefa gerou resultados positivos neste mês de dezembro e janeiro. Foram apreendidos 56 tarrafas (rede de pesca circular), 6 mil metros de rede, 3 embarcações e mais de 50kl de peixes. Todas as apreensões foram feitas em fragrantes pela Guarda Ambiental nas rondas diárias.

Dentre as autuações, no final de dezembro, a Guarda flagrou um pescador, que mesmo regularizado pelo Ministério da Pesca e Agricultura e conhecedor da Lei, estava em um barco com quatorze redes e 40 kg de peixes. O acusado foi multado em R$ 1,8 mil, por crime ambiental.

A cidade de São Bernardo possui uma colônia de pescadores, autorizados a realizarem a pesca ou caça regularmente. Estas famílias vivem da pesca e em períodos de reprodução dos peixes recebem um auxilio do governo federal para se manterem, enquanto dure a proibição.

Patrulhamento

Ao perceber que muitas das irregularidades são cometidas por pescadores da região que já conhecem a abordagem, a Guarda Ambiental aumentou e mudou a tática de patrulha em horários alternados.

Todas as ocorrências registradas pela Guarda Ambiental foram encaminhadas para a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Os pescadores que possuem permissão para a atividade deverão ter a licença caçada.