VOLTAR
  • Espaço Pet

Gatos gigantes e exóticos são protagonistas em exposição no Dr. Hato Campestre, em Santo André

Centenas de pessoas compareceram local e puderam pesenciar e conhecer de perto sete raças diferentes de felinos

  • Centenas de pessoas compareceram local e puderam pesenciar e conhecer de perto sete raças diferentes de felinos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/10/2023
  • Compartilhar:

Centenas de pessoas compareceram local e puderam pesenciar e conhecer de perto sete raças diferentes de felinos

Gatos

Centenas de pessoas compareceram local e puderam pesenciar e conhecer de perto sete raças diferentes de felinos. Foto: Divulgação

Conhecer, desmistificar e, por fim, apaixonar. Estes foram os objetivos propostos e alcançados na Exposição de Gatos Exóticos e Gigantes que ocorreu neste sábado (7) na unidade Campestre do Dr. Hato Hospital Veterinário e Pet Shop. Aproximadamente 600 pessoas estiveram no local para ver de perto felinos encantadores e diferentes do comum.

Ao todo, sete raças estiveram presentes e fizeram o público se encantar: Sphynx, Don Sphynx, Siberiano, Neva Masquerade, Persa Exótico, Maine Coon e Devon Hex. Nem mesmo a fila que se formou e avançou pelos corredores do piso térreo da loja tirou a animação daqueles que compareceram com celular em punho para registrar cada suspiro, miado, bocejo ou reação dos gatos.

“Amo gato e sou apaixonada pelo Sphynx e pelo Devon Hex. Nunca tinha visto pessoalmente, foi muito legal ter visto e ter feito carinho neles”, exaltou Amanda Lago, 18 anos, estudante de relações internacionais.

“Achei muito legal para poder conhecer as raças. O pessoal geralmente conhece mais os SRDs. Nunca tinha visto gato de raça antes. Gostei muito do Siberiano. Foi muito legal também ver todo o cuidado com os gatos”, opinou Fernanda Polo, 18, estudante de medicina veterinária.

Mesmo quem não possui um gato em casa compareceu para ver de perto, conhecer, até segurar no colo. Caso este da Edilene Rossi, 58, aposentada. “Não tenho, mas amo gatos. Eu queria pegar aquele grandão (Maine Coon) no colo. Amei a exposição, é apaixonante. Consegui passar a mão naquele sem pelo (Sphynx), é muito carinhoso. Com certeza teria um”, disse.

Na visão de Luiz Henrique, 21, analista ambiental, ter acesso a raças tão distintas é oportunidade para conhecer, aprender e curtir. “Gostei bastante, os gatos são incríveis. É muito legal ver ao vivo. A gente só vê no Instagram e fora do País. Então é legal saber que dá para ter aqui no Brasil.”

Cão o melhor amigo do homem? Gato também!

Censo realizado pelo IPB (Instituto Pet Brasil) divulgado no ano passado mostrou que entre 2020 e 2021 a população de pets felinos registrou crescimento de 6%, ficando à frente do aumento de cães, com 4%. Apesar dos cachorros liderarem o ranking de animais de estimação no Brasil, ano a ano os gatos vêm ganhando terreno, abrigo e o coração dos brasileiros. Tanto que o País encerrou 2021 com 27,1 milhões de gatos, na terceira posição nacional (atrás dos cães, com 58,1 milhões de indivíduos, e das aves canoras, com 41 milhões), mas à frente de peixes (20,8 milhões) e pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).

O crescimento é muito significativo. Afinal, entre 2018 e 2021 a quantidade de gatos no Brasil aumentou em 3,2 milhões (eram 23,9 milhões). Tais números vão ao encontro das considerações de Rubia Lasinger Guedes, 59 anos, responsável pelo gatil Winter Soul e uma das organizadoras desta Exposição de Gatos Exóticos e Gigantes no Dr. Hato.

“Nosso intuito com o evento foi apresentar e desmistificar que não é só cachorro o melhor amigo do homem, porque o gato também é. Hoje em dia está havendo verticalização dos centros urbanos e nos apartamentos as pessoas não conseguem ter cães grandes, que demandam espaço, e optam por cães pequenos que latem muito e incomodam os vizinhos. Com gato já castrado não tem essa dor de cabeça. Além de não precisar levar para tomar banho toda semana, passear na rua todo dia, não dá cheiro na casa, e o espaço que ocupa no ambiente, como ele sobe nas coisas, vai somando a área de chão com patamares e faz uma ‘gatificação’ no ambiente. Então a procura de gatos está aumentando nos centros urbanos”, ressaltou Rubia, que agradeceu a oportunidade. “Na região do ABC pouco se faz esse tipo de evento.”

Sucesso

Segundo Julio Rodrigues, coordenador regional do Dr. Hato, a exposição superou as expectativas e alcançou os objetivos dos organizadores. “Ficamos superfelizes com este evento. Conseguimos encantar a maioria dos nossos clientes, reativar clientes que há algum tempo não vinham na loja e captar clientes novos, então gerou experiência muito bacana para todos. Já pretendemos marcar próximo até o fim do ano, porque foi superpositivo o engajamento”, projetou. “A gente queria mostrar a estrutura da unidade, que tem 1.200 metros quadrados, expandir nosso raio de atuação e ainda conseguimos captar gente de todas as regiões”, continuou.

Paralelamente à exposição, ocorreu no hall de entrada a tradicional feira de adoção, que possibilitou novos lares e tutores a diversos cães e gatos. “O Grupo Dr. Hato é muito ligado nessa causa de proteção animal, doação. Nunca tivemos comercialização de animais. Esse fluxo que trouxemos para o evento é voltado também para a divulgação da causa animal, adoções, então fizemos uma feira bem estruturada, procurando proporcionar o máximo de adoção possível, consciente. E pretendemos fazer todo o fim de semana até o fim do ano”, finalizou Julio Rodrigues.