VOLTAR
  • Política

Gabriel Maranhão é eleito o novo presidente do Consórcio, Lauro é vice

Na última reunião do ano, prefeitos também dialogaram sobre saúde e mobilidade urbana

  • Por unanimidade, Gabriel Maranhão e Lauro Michles são eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do do Consórcio Intermunicipal.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/12/2019
  • Compartilhar:

Na última reunião do ano, prefeitos também dialogaram sobre saúde e mobilidade urbana

 

Por unanimidade, Gabriel Maranhão e Lauro Michles são eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do do Consórcio Intermunicipal. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

O prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, foi eleito nesta terça-feira (o3/12), por unanimidade, presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Maranhão presidiu a entidade regional em 2015 e agora assume a partir de janeiro para mais um mandato de um ano. A vice-presidência ficou com o prefeito de Diadema, Lauro Michels, que foi vice-presidente do colegiado em 2013, 2014, 2016 e por nove meses em 2017.

“O país passa por uma crise financeira que atinge também os municípios. Então, o trabalho consorciado, em uma integração entre os municípios, como é marca do Consórcio ABC, está cada vez mais em alta e deve ser valorizado. A união das prefeituras do Grande ABC traz maior força para lutarmos por mais investimentos para a região junto aos Governos Federal e Estadual. A atual gestão deixa um grande legado no fortalecimento da regionalidade e pretendemos manter esse perfil de união ao longo do próximo ano”, afirmou Gabriel Maranhão, que assume a presidência a partir de 1º de janeiro de 2020.

Durante a última reunião mensal do ano, os prefeitos receberam integrantes da MRS Logística e Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, que fizeram apresentações sobre o plano de melhorias da malha ferroviária que passa pelo ABC, incluindo a segregação dos trilhos com a criação de uma nova linha somente para cargas no trecho que corta a região. “Essas intervenções darão mais eficiência para o transporte de produtos até o Porto de Santos, o que deve impactar em melhoria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente com a retirada de caminhões das ruas, além de melhorar a qualidade da linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ficará exclusiva para o transporte de passageiros”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, que encerra o mandato à frente da entidade regional no dia 31 de dezembro – o atual vice-presidente é o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko.

Os prefeitos também deliberaram sobre um documento a ser encaminhado ao Governo Federal pedindo mudanças nas regras do programa Médicos Pelo Brasil.