VOLTAR
  • Cidades

Futuros GCMs de Rio Grande têm 1° treinamento no Centro de Formação do ABCD

 Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional

  •  Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional.
    Foto: Divulgação/Consórcio
  • Por: Redação
  • Publicado em: 29/05/2019
  • Compartilhar:

 Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional

 

novos gcms

Agentes que formarão primeira equipe da cidade iniciaram atividades na sede do equipamento regional. Foto: Divulgação/Consórcio

 

O Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Grande ABC (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal do ABC, recebeu nesta terça-feira (28/05) a primeira turma de GCMs (Guardas Civis Municipais) da história de Rio Grande da Serra. Os agentes, que já tinham sido apresentados à população na segunda-feira (27/05), tiveram a primeira aula na sede do equipamento regional, em São Bernardo do Campo.

O treinamento deve durar cerca de quatro meses, com aulas no CRFSU. A grade curricular é de 720 horas e composta por 35 disciplinas teóricas e práticas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Os GCMs de Rio Grande da Serra também terão aulas de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, e de direção de viaturas.

Segundo o supervisor-administrativo do CRFSU, Cícero Ribeiro Silva, o primeiro mês das atividades deve ser focado em conteúdo teórico em sala de aula e avaliações físicas. A partir do segundo mês, serão iniciadas as orientações sobre práticas policiais, como aulas de tiro – a GCM de Rio Grande da Serra será equipada com pistolas 380 – e outras ações pertinentes às rondas na rua.

Somente para as atividades com armas são necessárias 152 horas de treinamento, sendo 100 exigidas pela Polícia Federal (que concede a licença para a atividade) e outras 52 específicas para o Método Giraldi.

Inauguração da Base da GCM

 

novos gcms

Secretário de Administração do município, Claurício Bento, diz que articulou emenda parlamentar de R$ 150 mil para a construção da Base da GCM. Foto: Divulgação

 

Rio Grande da Serra ganhou neste ultimo sábado (25/05) a primeira Base da Guarda Municipal. O secretário de Administração do município, Claurício Bento, comemorou o fato, pois diz que a construção do equipamento de segurança pública foi articulada por meio de emenda parlamentar atendida pelo deputado estadual Estevam Galvão (DEM).

Durante a inauguração, o deputado Estavam Galvão, ressaltou a importância da participação de Claurício Bento na conquista da Base. “Nada teria saído do papel se não fosse um pedido do então vereador Clauricio Bento, agora secretário de Administração. Um grande parceiro que tem ajudado a cidade evoluir”, disse o deputado.
A emenda teve um valor de R$150 mil e a Base está instalada na Praça da Gaivota. “É mais um compromisso que foi cumprido. Esse é um ponto estratégico da nossa cidade, do ponto de vista de deslocamento. Com a inauguração, a equipe de ação conta com estrutura adequada para o trabalho de combate à criminalidade na região”, explicou Claurício Bento.