VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Fundação das Artes oferece 300 vagas em cursos culturais em S.Caetano

São aulas gratuitas de Produção Cultural, Dança, Cenografia, Dramaturgia e outros

  • Fundação das Artes oferece 300 vagas em cursos culturais em São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/08/2020
  • Compartilhar:

São aulas gratuitas de Produção Cultural, Dança, Cenografia, Dramaturgia e outros

Fundação das Artes oferece 300 vagas em cursos culturais em São Caetano. Foto: Divulgação

 

Até o dia 15 de agosto, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul está com inscrições abertas para cursos gratuitos em oito modalidades: Agente Cultural de Eventos, Cenografia/Cenotécnica, Dramaturgia, Figurino, Maquiagem, Práticas de Dança, Produção Cultural e Recreação Cultural.

Serão disponibilizadas 300 (trezentas) vagas gratuitas, para pessoas a partir de 16 anos, através do Programa Novos Caminhos/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), uma parceria firmada pela Instituição com o Governo Federal em 2017.

Com carga horária entre 160 e 200 horas, os cursos são de curta duração e serão realizados de forma remota, em uma dinâmica de condução de processos criativos a distância, enquanto as atividades presenciais não estão autorizadas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana no período noturno e/ou nas manhãs e tardes dos sábados, totalizando carga horária semanal de 6 (seis) horas.

Capacitando artistas para o mercado de trabalho em áreas como artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, com estes cursos, a Instituição aposta no desenvolvimento de habilidades que possibilitem aos alunos atuar em projetos de natureza artística, cultural e/ou sociocultural em diferentes ambientes, linguagens e técnicas.

Nas modalidades Agente Cultural de Eventos e Produção Cultural, serão desenvolvidas competências que envolvem desde a organização, elaboração e planejamento de um evento de qualquer linguagem artística, passando por seu desenvolvimento até a execução final.

No curso de Dramaturgia, o foco é a prática de escrita textual para o teatro, audiovisual e outras linguagens cênicas, possibilitando ao aluno a criação de roteiros de filme e séries, peças teatrais, entre outros.

Em Cenografia/Cenotécnica, a abordagem é a criação ou acompanhamento do processo criativo de cenários para espetáculos, eventos, vitrines ou produções audiovisuais.

A criação e confecção de figurinos para personagens das artes cênicas, cinema, publicidade e televisão, de adereços e objetos para instituições culturais, e outras possibilidades de narrativas visuais aplicadas às diversas possibilidades do mercado, são temas abordados no curso de Figurino.

No curso Práticas de Dança são abordadas a composição coreográfica e a assistência em processos criativos e técnicos em dança, possibilitando a reflexão do corpo como instrumento de expressão própria e artística.