VOLTAR
  • Cidades

Funcionários do administrativo são investigados por furar fila da vacina em Sto.André

Nos meses de janeiro e fevereiro recomendação do Ministério da Saúde era para imunizar servidores de linha de frente da pandemia

  • Funcionários do setor administrativo furam fila da vacina em Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/06/2021
  • Compartilhar:

Nos meses de janeiro e fevereiro recomendação do Ministério da Saúde era para imunizar servidores de linha de frente da pandemia

Funcionários do setor administrativo furam fila da vacina em Santo André. Foto: Divulgação

A cidade de Santo André vacinou em janeiro e fevereiro deste ano 25 funcionários de áreas administrativas da Saúde. Na ocasião, a recomendação do Ministério da Saúde era para imunizar preferencialmente os servidores da linha de frente que atuam na pandemia do novo coronavírus. A prefeitura nega o “fura fila” e diz que “todos os funcionários são imprescindíveis”.

Na lista que o ABCD Jornal teve acesso aparecem dois nomes comissionados: Caroline Regina Teixeira de Freitas (Departamento de Gestão e Estratégia da Prefeitura) e Adriana Aparecida Vari de Paula (Encarregada Convênios da Saúde).

A maioria dos casos de funcionários que atuam na área administrativa está relacionada à UBS (Unidade Básica de Saúde) Espírito Santo.

O Ministério da Saúde alertou em fevereiro deste ano que as “primeiras etapas” da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 não tinha previsão de atender 100% dos profissionais de saúde.

De acordo com um alerta do Ministério encaminhado aos Estados e municípios, um dos focos específicos da “primeira fase” da vacinação era atender 34% dos trabalhadores da saúde e que era para incluir somente  aqueles que atuavam diretamente na linha de frente contra a pandemia.

Na época da vacinação, o governo federal citou como prioridade inicial as pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas), e população indígena vivendo em terras indígenas.

Apesar da orientação, em algumas cidades do país a imunização incluiu uma lista ampla de profissionais da saúde, entre eles funcionários que não atuavam na linha de frente contra a Covid. No Estado de São Paulo, 21 dos 39 municípios da região Metropolitana decidiram por não priorizar somente os profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus, conforme um levantamento divulgado pela TV Globo no início de fevereiro.

No Anexo I da PNI (Plano Nacional de Imunizações) o governo federal solicitava aos Estados e municípios que fizessem um levantamento dos envolvidos na “resposta pandêmica” e pedia ainda a apresentação de documento que comprovasse a “vinculação ativa” do profissional com o serviço de saúde. Os profissionais citados no anexo I do PNI são médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus auxiliares.

“Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas”, informou o governo federal na ocasião.

O Ministério da Saúde disse por meio de nota, em fevereiro, que “não seguir a ordem priorizada pelo PNI pode acarretar na falta de vacinas para os grupos de maior risco de adoecimento e óbito pela Covid-19”.

Outro lado

A reportagem encaminhou à Prefeitura a lista de funcionários da área administrativa que foram vacinados em janeiro e fevereiro. A administração municipal informou por meio de nota que as vacinações de servidores são “imprescindíveis”. Não houve resposta específica quanto às duas funcionárias comissionadas.

“Todos os servidores são imprescindíveis para a gestão dos serviços de saúde. A vacinação cumpriu as diretrizes do PNI (Plano Nacional de Imunização). A UBS Espírito Santo registra vacinas em drives e categorias específicas como trabalhadores da saúde”.

  Segue lista dos vacinados:

OLINDA CRISTINA DA SILVA      ASSISTENTE TECNICO      03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ZINA MARIA GARCIA DE CARVALHO   ASSISTENTE TECNICO      03/02/2021 UBS ESPIRITO SANTO

MARGARETE MILANI        ASSISTENTE ADM  03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

RAFAEL SAVOIA DE LIMA           ASSISTENTE ADM  06/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ANDREIA GARBIN  ASSESSOR TECNICO         03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ATTILA FREIRE DA SILVA ASSISTENTE DIRETORIA  03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

PALOMA APARECIDA       RECEPCAO   22/01/2021            UBS ESPIRITO SANTO

RAFAELA CRISTINA DO PRADO ASSISTENTE TECNICO      16/02/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA

SIMONE CURTI SALA        COORDENADOR TECNICO          03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

SONIA MARIA DE ARAUJO         ASSISTENTE ADM  03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

VANESSA MIRANDA SILVA         AUX DE ESCRITORIO        27/01/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA

VITOR HENRIQUE RODRIGUES ASSISTENTE PROGRAMAS          03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ZELINDA FATIMA DEBAR            ASSESSOR ADM     03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ANDERSON RICARDO DERONSIO        OFICIAL ADM         03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

AGNALDO MACIEL DA SILVA     APOIO A SAUDE    03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ALLINE DE PAULA OLIVEIRA      OFICIAL ADM         03/02/2021            HOSPITAL BRASIL

CAMILLA ADELAIDE MELITO     ASSISTENTE ADM  28/01/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA

CARLA BOSI ASSISTENTE TECNICO      03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

CILENE GUILHEM SALES  AUX DE ESCRITORIO        03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

DECIO MAFFESSONI JR   ASSISTENTE PROGRAMAS          03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

EDELA CARLA FERREIRA  COORDENADORA REGULACAO MUNICIPAL DE SANTO ANDRE            28/01/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA

EDENEIA MULTINI PSICOLOGA 27/01/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA

EDUARDO MENDES FIUZA         AUX SERV APOIO  03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

ADRIANA APARECIDA VARI DE PAULA           ENCARREGADA DE CONVENIOS DA SAUDE            03/02/2021            UBS ESPIRITO SANTO

CAROLINE REGINA TEIXEIRA DE FREITAS      DIRETORA DE DEPARTAMENTO           29/01/2021            HOSPITAL DE CAMPANHA