Funcionário do Centro de Proteção Animal de Mauá abandona cachorro na rua
Crime foi registrado pela câmera de uma residência no Jardim Luzitano; Prefeitura apresenta cão com identidade questionada e diz que vai abrir sindicância
Crime foi registrado pela câmera de uma residência no Jardim Luzitano; Prefeitura apresenta cão com identidade questionada e diz que vai abrir sindicância
Um vídeo com as imagens de uma câmera de uma residência na rua Rádio Amador, no Jardim Luzitano, em Mauá, onde o motorista de uma van do CPA Móvel abandona um vira-lata caramelo viralizou pela internet e tem causado uma comoção geral na cidade desde a tarde desta sexta-feira (24/05).
Durante o momento do abandono, o cachorrinho saiu da van sem saber o que estava acontecendo e permaneceu sob o risco de atropelamento, já que alguns carros e até caminhões passavam pela rua.
O CPA Móvel é uma espécie de clínica veterinária itinerante e pertence ironicamente ao Centro de Proteção Animal, órgão da Secretaria de Meio Ambiente.
O deputado Átila Jacomussi, que postou o vídeo nas redes sociais, disse que é de se lamentar o que está ocorrendo no CPA da Prefeitura. “Existe uma redução do número de serviços públicos na causa animal na cidade e não tem nada que afasta o crime que aconteceu por parte do funcionário comissionado chamado Ronaldo, do CPA Animal, que acabou cometendo um crime de abandono na rua, inclusive já notifiquei a polícia”, afirma.
Por volta das 3h da madrugada, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Rogério Santana, postou um vídeo com um animal dizendo tratar-se de Bob, o cachorrinho abandonado, que já estaria novamente em posse do CPA Animal. “Instauramos uma sindicância para apurar os fatos. Nossa gestão não tolera maus-tratos e iremos apurar a fundo”, diz o adjunto no texto da postagem do vídeo com o cachorro. Em nota ao ABCD Jornal, Rogério acrescentou que o cão tinha fugido e foi localizado às 20h.
Parecido com o caramelo do vídeo da rua, mas, segundo denunciantes, com porte, aspecto e comportamento diferentes, o novo cachorro apresentado é alvo de questionamentos. “Esse mesmo animal abandonado teria sido resgatado pelo mesmo órgão que abandonou, mas também se geram dúvidas se é o mesmo animal. Se é ou não, o crime aconteceu e tem de ser penalizado por lei. E se apresentou o animal que não é o mesmo, a coisa fica pior. Já estamos apurando porque as patas e o porte físico são muito diferentes. A maioria dos técnicos que estão avaliando dizem que não é”, criticou Atila.
O vereador Alessandro Martins, protetor e ativista da causa animal, disse que também ficou ciente do fato através do vídeo postado pelo deputado e que vai entrar com um requerimento questionando o caso. “Não descredibilizo o atendimento que vem sendo realizado pelo CPA, porém sempre estarei ao lado dos animais trabalhando e buscando o bem-estar animal e qualquer atitude longe disso precisa ser apurada.”
O prefeito Marcelo Oliveira, por meio de uma postagem nas redes sociais na manhã deste sábado (25/05), disse que o cachorro segue sob os cuidados da proteção animal. “Nossa equipe vai abrir uma sindicância para verificar o que realmente aconteceu. Neste momento, o mais importante é saber que o cachorro está bem e o funcionário será temporariamente afastado desse tipo de trabalho.”
Ver essa foto no Instagram
-
Cidades