VOLTAR
  • Política

Frente Parlamentar discute a desburocratização do setor químico em Brasília

Grupo é presidido pelo deputado federal Alex Manente e contou com a participação d deputado estadual Thiago Auricchio

  • Grupo é presidido pelo deputado federal Alex Manente e contou com a participação d deputado estadual Thiago Auricchio.
    Foto: Divulgação/Alesp
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/09/2019
  • Compartilhar:

Grupo é presidido pelo deputado federal Alex Manente e contou com a participação d deputado estadual Thiago Auricchio

 

Grupo é presidido pelo deputado federal Alex Manente e contou com a participação d deputado estadual Thiago Auricchio. Foto: Divulgação/Alesp

 

O deputado federal Alex Manente afirmou nesta quarta-feira (04/9) que a Frente Parlamentar da Química, grupo presidido por ele, e o Congresso Nacional trabalham para o crescimento sólido da economia, o que contribui para geração de emprego no País.

“Na Câmara Federal, temos avançado na pauta econômica de maneira ágil. Acreditamos que essa é a válvula necessária par encaminhar o crescimento sólido da economia. E a FPQuímica trabalha integrada com o Ministério da Economia para efetivar a mudança que o Brasil precisa”, salientou Manente, durante evento da campanha ‘Desburocratize a Química’, promovido pela Frente Parlamentar, no anexo 4 da Câmara dos Deputados.

Secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel disse que a pauta da Frente Parlamentar da Química “está 100% alinhada” com a do governo federal. “São demandas multisetoriais, que devem ser trabalhadas para tornar o País mais competitivo e mais produtivo.”

Segundo levantamento da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), o setor possui 60 entraves burocráticos. O que acarreta custos de R$ 1 bilhão ao ano.

Fabian Gil, conselheiro da Abiquim e presidente da Dow para o Brasil e América Latina, expôs as dificuldades do setor químico, que enfrenta altos impostos, burocracia e Custo Brasil elevado. “Isso tudo afeta não só o lucro das empresas como também esse custo é repassado para o consumidor. Sem esse peso, poderíamos ter uma indústria brasileira mais competitiva. Temos muito potencial para receber investimentos.”

 

Alex Manente afirmou que a Frente Parlamentar da Química e o Congresso Nacional trabalham para o crescimento sólido da economia. Foto: Divulgação

Participação

O evento teve a presença do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que preside a Frente Parlamentar da Química na Assembleia Legislativa de São Paulo, de parlamentares federais, representantes de empresas do setor e outros integrantes do governo federal.

O coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Thiago Auricchio (PL) participou, nesta quarta-feira (4), em Brasília, do café da manhã promovido pela Frente Parlamentar da Química para debater ações no setor.

“Como gestor público cabe a nós reduzir a burocracia que impede o crescimento de um dos setores mais importantes da nossa economia que é a Indústria Química. Precisamos debater alternativas para área e buscar soluções para a retomada da competividade do setor e consequentemente da geração do emprego e da renda. Vamos levar essa troca de informações, ideias e projetos para nossa Frente em São Paulo e trabalhar pelo fortalecimento da química no Estado”, explica Thiago Auricchio.

A iniciativa promovida pela Frente Parlamentar da Química, que é presidida pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania), discutiu pleitos da campanha “Desburocratize a Química” da Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas), e da importância da retomada de investimentos e da geração de renda no Brasil.

“A Indústria Química tem grande relevância no cenário econômico nacional e mundial e como gestores públicos nossa obrigação é contribuir para que essa área se fortaleça cada vez mais. O Brasil passa por um grave momento de recessão e o crescimento do setor vai refletir em um futuro mais próspero a todos nós”, pontua o deputado estadual.