Ford anuncia fechamento da fábrica de São Bernardo

Mais visitadas

 Trabalhadores saíram às 15h da empresa e decretaram greve até terça-feira da semana que vem, quando deverá haver uma nova reunião com a Ford

 

ford
Fábrica da Ford de São Bernardo será fechada em 2019. Foto: Divulgação

A Ford anunciou nesta terça-feira (19/02) que encerrará as atividades na fábrica de São Bernardo. A empresa também confirmou que deixará o mercado de caminhões na América do Sul. No Brasil, deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques.

A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável”, disse a empresa em nota.

A Ford tem três fábricas no Brasil, em Camaçari (BA), São Bernardo (SP) e Taubaté (SP), e um campo de provas em Tatuí (SP). Em São Bernardo há 2.800 empregados, segundo o sindicato da categoria. “Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, disse, em nota, Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”, acrescentou Watters.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, disse que os trabalhadores receberam o anúncio do fechamento da fábrica com indignação e revolta. “Não aceitamos esse anúncio e vamos fazer a luta necessária para reverter essa decisão”, disse em vídeo divulgado pelo sindicato.

De acordo com a Ford, a planta de São Bernardo será desativada no decorrer de 2019. Os trabalhadores saíram da empresa às 15h e já decretaram greve por uma semana, pois . haverá uma reunião com a empresa na terça-feira.

O prefeito emitiu uma nota sobre o assunto. “São 2,8 mil famílias diretamente e outras 2 mil indiretamente que mereciam uma chance de reagir, isso é uma covardia. Sempre apoiamos o trabalhador de verdade, sempre respeitamos aqueles que geram empregos, por que agir assim?”, finalizou. (Com Agência Brasil).

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações