VOLTAR
  • Variedades

FMABC doa óculos especiais a crianças carentes com problema visual grave

Disciplina de Oftalmologia e fábrica de lentes HOYA se unem no projeto “Doação de Felicidade” para a entrega mensal de 40 óculos especiais

  • Parceria vai possibilitar doação de 40 óculos por mês.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/10/2018
  • Compartilhar:

 Disciplina de Oftalmologia e fábrica de lentes HOYA se unem no projeto “Doação de Felicidade” para a entrega mensal de 40 óculos especiais

 

óculos

Parceria vai possibilitar doação de 40 óculos por mês. Foto: Divulgação

A disciplina de Oftalmologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) inaugurou nesta sexta-feira (19/10) uma ótica dentro do Instituo de Olhos. Responsável pela montagem de óculos e lentes com grau, de acordo com especificações médicas, o setor tem apoio da fábrica de lentes HOYA e integra o programa “Doação de Felicidade”, que proporcionará a entrega mensal e gratuita de 40 óculos para crianças carentes com problemas visuais graves atendidas na FMABC. Trata-se de projeto pioneiro de reabilitação visual infantil, que busca favorecer crianças portadoras de paralisia cerebral, prematuros extremos e com doenças oftalmológicas importantes, entre as quais glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, catarata congênita e síndromes diversas.

É um trabalho que busca contribuir na reabilitação visual infantil e não consiste apenas na entrega de óculos para uma criança que precisa. Na verdade, são crianças doentes, com deficiência visual grave e outros problemas associados”, disse o médico do Setor de Oftalmopediatria da FMABC, Gustavo Salomão.

De acordo com a Faculdade, para dar início ao programa, foi necessário atentar para dois pontos importantes: a segurança das crianças e a durabilidade dos óculos. “Não são óculos simples de consultório. Muitas das armações, por exemplo, são feitas com material especial, emborrachadas, flexíveis e sem componentes metálicos. Essas particularidades são necessárias em função das limitações dos pacientes, para que eles não se machuquem e, ao mesmo tempo, os óculos tenham maior durabilidade. Se não forem assim, caem e quebram com facilidade”, disse o médico Vagner Loduca Lima, professor da disciplina de Oftalmologia e chefe do Serviço de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC.

O novo setor de ótica da disciplina de Oftalmologia funciona em sala própria dentro do Instituto de Olhos da FMABC. O atendimento às crianças para medição e escolha da armação terá início em 26 de outubro. Os primeiros óculos serão entregues em novembro.

Doação de armações

O programa “Doação de Felicidade” surgiu a partir da parceria da disciplina de Oftalmologia com a fábrica de lentes HOYA, que se comprometeu a doar mensalmente 40 pares de lentes para crianças com doenças graves atendidas no Instituto de Olhos da FMABC. Empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir com o programa podem participar doando armações flexíveis. Mais informações no telefone (11) 4993-7242.