Fiscalização do Semasa faz 78 autuações por problemas de ruído

Ações envolveram 19 bairros e fazem parte da Operação Pancadão e Sono Tranquilo, em parceria com a Prefeitura, GCM e Polícia Militar

 

Fiscalização faz 78 autuações em 19 bairros de Santo André. Foto: Divulgação/Semasa

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua equipe de fiscalização ambiental, percorreu 19 bairros e emitiu 78 autuações para estabelecimentos comerciais em decorrência de problemas relacionados a barulho nos primeiros três meses do ano. O trabalho ocorreu durante a Operação Pancadão, organizada pela Polícia Militar, e a Operação Sono Tranquilo, realizada pela Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Santo André, com participação da Guarda Civil Municipal.

No período, foram fiscalizados mais de 100 comércios, resultando na emissão das 78 infrações pelo excesso de ruído. Destas, 58 foram advertências ambientais e 20 foram autos de infração Ambiental (multa). A equipe do Semasa também promoveu 25 orientações junto aos estabelecimentos comerciais.

Os principais problemas verificados pela fiscalização ambiental foram com relação ao uso de som amplificado e eventos com música ao vivo, que exigem adequação acústica. Quando constatado que o ruído está acima do permitido pela legislação, o infrator pode receber advertência ou multa que varia de 150 a 300 FMPs (Fator Monetário Padrão – ou seja, R$ 604,24 e R$ 1.208,49, respectivamente). Há casos que podem ocasionar a apreensão de equipamentos ou, até mesmo, a suspensão das atividades do local.

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As operações realizadas em parceria com a Prefeitura e com a Polícia Militar vão continuar ao longo de todo o ano, e a equipe de fiscalização do Semasa também continua atendendo reclamações que chegam por meio dos canais de atendimento da autarquia.

O Semasa fiscaliza a emissão de ruídos provenientes de estabelecimentos comerciais e de serviços (fontes fixas), como escolas de samba, lojas, igrejas, bares, lanchonetes, entre outros. O munícipe pode registrar a sua reclamação por meio de um dos canais de atendimento da autarquia, como Postos de Atendimento, Fale Conosco e também pelo telefone 115, que funciona 24 horas por dia.

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Gislayne Jacinto

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