VOLTAR
  • Política

Filippi e deputados vistoriam futuro setor de perícias do IML de Diadema

Imóvel fica na Avenida Sete de Setembro, em região privilegiada e de fácil acesso

  • Filippi e deputados Carla Morando e Márcio da Farmácia vistoriam futuro setor de perícias do IML de Diadema.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/01/2022
  • Compartilhar:

Imóvel fica na Avenida Sete de Setembro, em região privilegiada e de fácil acesso

filippi e deputados

Filippi e deputados Carla Morando e Márcio da Farmácia vistoriam futuro setor de perícias do IML de Diadema. Foto: Divulgação

Para que moradores de Diadema não precisem mais sair da cidade para passar por exames de corpo de delito, a Prefeitura já alugou um imóvel para abrigar o setor de perícias clínicas do IML Diadema. A locação faz parte do acordo firmado no ano passado entre o município e o Estado para que o IML seja mantido na cidade. O novo espaço, que tem localização privilegiada na região central (Avenida Sete de Setembro, 630), foi vistoriado e aprovado na tarde desta segunda-feira, 24/1, pelo prefeito José de Filippi Júnior, o deputado estadual Márcio da Farmácia, a deputada estadual Carla Morando e o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.

Mas para que o local possa abrir as portas e começar a atender o público, falta apenas a assinatura do Termo de Convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. “A permanência do IML na cidade é questão de honra para a Prefeitura. Foi muito difícil encontrar um imóvel com essas características, amplo, térreo, próximo do Fórum, da Delegacia da Mulher e do CDP. Agora, só depende do Governo do Estado”, disse o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.

Durante as obras de reforma e modernização das antigas instalações do IML Diadema as autópsias continuarão sendo realizadas em São Bernardo do Campo. O imóvel apresentado pela Prefeitura também foi aprovado por Márcio da Farmácia e Carla Morando. Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, ambos prometeram que vão cobrar maior agilidade dos órgãos estaduais no sentido de formalizar o convênio com a Prefeitura de Diadema.

Acordo conjunto

No primeiro semestre do ano passado, mais precisamente em abril, representantes da Prefeitura de Diadema e da Secretaria Estadual de Segurança Pública firmaram e tornaram público o seguinte acordo:

1. O Instituto Médico Legal de Diadema continuará na cidade.

2. O serviço de perícia e corpo de delito, que representa cerca de 80% do trabalho do IML, continuará sendo realizado em Diadema. Para isso, a Prefeitura se comprometeu a viabilizar um espaço novo para o funcionamento temporário deste serviço durante a reforma estrutural do prédio, onde hoje está localizado o IML de Diadema e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que é coordenado pela PMD. A obra de reforma será responsabilidade da Prefeitura.

3. O serviço de necropsia passará a ser realizado pelo IML de São Bernardo do Campo até que se conclua a ampla reforma estrutural citada no item 2. Para que a população de Diadema não seja prejudicada, será feito um protocolo sobre o translado entre as duas cidades de responsabilidade da Prefeitura de Diadema.

4. No término da reforma, o serviço de necropsia voltará para o IML de Diadema.

5. Um novo termo de cooperação entre a Prefeitura de Diadema e a Secretaria de Segurança Pública, relativo ao IML, será elaborado. O documento vai definir os compromissos das duas partes.