VOLTAR
  • Espaço Pet

Fevereiro Roxo: Ribeirão Pires alerta sobre saúde de animais idosos

Veterinário do Departamento de Bem-Estar Animal fala sobre os cuidados necessários com pets mais velhos

  • Fevereiro Roxo: Ribeirão Pires alerta sobre saúde de animais idosos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/02/2023
  • Compartilhar:

Veterinário do Departamento de Bem-Estar Animal fala sobre os cuidados necessários com pets mais velhos

cachorro idoso

Fevereiro Roxo: Ribeirão Pires alerta sobre saúde de animais idosos. Foto: Divulgação

Fevereiro Roxo é um mês importante também para a conscientização sobre a prevenção de doenças em animais idosos, inclusive degenerativas. E a Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, por meio do Departamento de Proteção à Fauna e Bem-Estar Animal faz um alerta. “O primeiro passo é manter sempre o animal vacinado, tanto com vacinas polivalentes, quanto a da raiva que é disponibilizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)”, observa o veterinário Celso Gatti.

Para o animal idoso é necessário realizar check ups com mais frequência, como explica Gatti: “Manter as avaliações em dia é fundamental para o bem-estar dos animais de mais idade. Avaliações veterinárias devem ser feitas a cada dois meses, uma vez que, com a idade avançada, também podem surgir enfermidades com mais facilidade. Identificar o quanto antes é importantíssimo para manter a qualidade de vida do pet”, complementou.

Outro ponto fundamental para o bem-estar do animal é manter uma rotina de atividades. Ainda que o bichinho já não consiga fazer com a mesma intensidade de antes, é fundamental mantê-lo ativo. 

O veterinário destaca que é fundamental para a qualidade de vida do pet tratá-lo com amor e paciência. “Essa troca é importantíssima para o pet. Nunca o abandone”, alerta.

cachorra idosa

Veterinário do Departamento de Bem-Estar Animal fala sobre os cuidados necessários com pets mais velhos. Foto: Divulgação/PRP

Silvestres – “Em casos de animais silvestres, o fevereiro roxo é um incentivo ainda maior para cuidarmos da prevenção de doenças. Os animais silvestres podem transmitir doenças, tanto para outros animais quanto para humanos. Nós fazemos o acompanhamento de todos os animais resgatados. Sempre com o devido cuidado para prevenir a proliferação de doenças nas comunidades de animais”, explica o veterinário.

Castração – a prefeitura de Ribeirão Pires realiza o trabalho de castração animal gratuita. Mais de 2.5 mil animais já passaram pela cirurgia. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone: 4824-4197 das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.