VOLTAR
  • Variedades

Festival Estudantil de Ribeirão Pires coleta 600 kg de tampinhas e óleo usado

Incentivando o consumo sustentável e a reciclagem, 29 escolas da Estância participaram da atividade promovida pela Prefeitura

  • Festival Estudantil do Futuro de Ribeirão Pires coleta mais de 600 quilos entre tampinhas e óleo usado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 28/09/2023
  • Compartilhar:

Incentivando o consumo sustentável e a reciclagem, 29 escolas da Estância participaram da atividade promovida pela Prefeitura

Coleta de tampinhas

Coleta de tampinhas arrecadadas pelo Festival Estudantil do Futuro. Foto: Divulgação

O Festival Estudantil do Futuro de Ribeirão Pires não é apenas uma competição esportiva, mas também uma oportunidade para promover ações voltadas à preservação ambiental. Durante todo o mês, os estudantes de 29 escolas públicas e particulares da cidade participaram de campanha para recolher tampinhas plásticas e óleo usado, resultando na coleta de 602,2 quilos desses materiais.

O principal objetivo dessa ação ambiental é incentivar o consumo sustentável e a reciclagem entre os jovens, conscientizando-os sobre a importância da preservação do meio ambiente. Vale ressaltar que a atividade não faz parte da pontuação final da competição esportiva, mas representa um campeonato à parte. O prêmio para o vencedor desta categoria é uma colmeia da abelha nativa e sem ferrão jataí, que se tornará parte do renomado Circuito das Abelhas da cidade.

O grande vencedor será anunciado na cerimônia de encerramento dos jogos, agendada para o dia 8 de outubro. Além disso, todas as escolas participantes receberão uma muda de árvore nativa para ser plantada em suas instituições.

O óleo arrecadado será doado à CooperPires – cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município. Já as tampinhas de plástico serão trocadas por 150 quilos de ração animal e doadas a protetores independentes da causa animal.

Sobre o Festival Estudantil do Futuro

Festival Estudantil do Futuro de Ribeirão Pires

Festival Estudantil do Futuro de Ribeirão Pires coleta mais de 600 quilos entre tampinhas e óleo usado. Foto: Divulgação

O Festival Estudantil do Futuro é uma iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires e que incentiva a atividade física, a interação dos estudantes de diferentes escolas municipais, estaduais e particulares. O evento reúne mais de 6.000 estudantes de 31 colégios. Além das atividades esportivas, o Festival Estudantil do Futuro também realiza ações voltadas ao meio ambiente e à educação no trânsito.