VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires arrecada 60 toneladas de alimentos

Donativos serão destinados, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a instituições solidárias e famílias em vulnerabilidade no município

  • Festival do Chocolate de Ribeirão Pires arrecada 60 toneladas de alimentos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/08/2023
  • Compartilhar:

Donativos serão destinados, por meio do Fundo Social de Solidariedade, a instituições solidárias e famílias em vulnerabilidade no município

Com mais de 60 toneladas de alimentos arrecadados, o 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, que retornou ao calendário de eventos do Estado após três anos com aposta em novo modelo sustentável, também foi destaque no quesito solidariedade. Os donativos recebidos durante a festa, com balanço apresentado à imprensa nesta terça-feira (22/08) pela Prefeitura, serão agora destinados às instituições cadastradas junto ao Fundo Social.

“Ribeirão Pires é solidária, assim como as pessoas que vieram de longe nos visitar”, pontuou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi. “Que venham mais festivais e mais eventos para que juntos possamos fazer o melhor para a cidade e pelas pessoas em situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Atualmente, seis entidades já estão aptas a receber os donativos. Mas, a fim de ampliar o alcance das doações, o Fundo Social de Solidariedade abre cadastro, até 1º de setembro, para novas instituições interessadas em receber os alimentos. O cadastro poderá ser realizado por meio de formulário online (https://bit.ly/44ewRoU) ou presencialmente na sede do Fundo Social (Av. Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Alimentos arrecadados durante Festival do Chocolate

Festival do Chocolate de Ribeirão Pires arrecada 60 toneladas de alimentos. Foto: Divulgação

Para a inscrição presencial, é necessário apresentar nome e razão social da instituição, telefone, e-mail, endereço, CNJP com CNAE anexado, além dos dados do responsável pela instituição, como RG, CPF e comprovante de residência. Também é necessário apresentar descritivo resumido da ação social voltada aos alimentos provenientes do Festival do Chocolate que a instituição realiza e lista das pessoas atendidas.

O evento, que destacou a doação de 1 tonelada de ração pet, também foi marcado pelo lançamento do Programa de Apoio ao Protetor Independente. Com a nova iniciativa, instituições que atuam com a causa pet serão inseridas em programa conjunto entre o Fundo Social e Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano para identificar as instituições com atuação comprovada no setor.

O prefeito de cidade, Guto Volpi, ressaltou que o calendário de eventos, que prevê mais de 50 semanas de atrações, será baseado na solidariedade. “Isso vai ser muito importante para a criação de um otimismo na cidade, para a consolidação de calendário cultural e turístico”, finalizou.

O 14º Festival do Chocolate de Ribeirão Pires reuniu, ao longo de três fins de semana, 170 mil visitantes, que consolidaram o festejo como um reduto gastronômico, com 32 chalés, e cultural. Dentre as mais de 80 atrações, somente 13 precisaram de ingresso, equivalente a 2kg de alimento não perecível ou 2 kg de ração para pets.