Festival da Imigração Japonesa chega à 40ª edição em São Bernardo
40ª edição do evento será recheada de atrações e gastronomia típicas e acontecerá neste fim de semana, no Cenforpe
40ª edição do evento será recheada de atrações e gastronomia típicas e acontecerá neste fim de semana, no Cenforpe
O tradicional Festival da Imigração Japonesa entra na marca histórica da 40ª edição em São Bernardo. Recheado de atrações artísticas, artesanato e muita gastronomia típica, o evento será promovido neste sábado (17/06) e domingo (18/6), das 10h às 20h, nas dependências do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, bairro Planalto), contemplando em um único espaço as mais diversas atividades da cultura nipônica.
Com entrada gratuita e aberto ao público de todas as idades, o festival é realizado pela União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo, com apoio da Prefeitura, em comemoração aos 115 anos de imigração japonesa. A organização visa tornar o evento uma verdadeira viagem cultural ao Japão, composto por enorme variedade de atrativos. Em estandes e em palcos, numa área total de mais de 2.500 metros quadrados, a iniciativa reúne apresentações, exposições, workshops, cursos e palestras.
As atividades do evento têm despertado crescente adesão, alcançando presença de mais de 10 mil visitantes nos últimos anos. “A cultura japonesa é rica em história e tradição, e concentra em São Bernardo uma grande comunidade. O evento possui importante destaque no intuito de promover e manter a integração entre a comunidade nipo-brasileira, por meio de uma série de atividades, favorecendo a sua preservação e difusão junto à população da cidade e região”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
O festival irá registrar show de músicas típicas e modernas, com artistas japoneses e brasileiros. Haverá participação de grupos folclóricos, trazendo bailados e shows de teatro e instrumentos típicos. O evento conta com apresentações de taikô, com show de percussão. Carregado de simbolismo, o taikô é uma espécie de tambor feito artesanalmente de madeira e com membrana de couro animal. É utilizado não só na música como na dança e em festividades, inclusive, religiosas e para animar plateias.
A extensa praça de alimentação do Cenforpe, por sua vez, reúne boas opções da culinária japonesa, associada aos conceitos de arte, beleza e valores nutricionais, com um conteúdo que promete novamente atrair enorme público. Entre os pratos típicos com presença certa no evento estão yakissoba, sushi, tempura, karê raissu, guioza, moti e manju.
A lista de atrações tem, ainda, exposição de fotografia, oficinas de rigami, shodô e ikebana (arte do arranjo floral que revela amor pela linha e cores), além de apresentações de odori (dança), kendô e aikidô.
EXPOSIÇÃO NA MONTEIRO LOBATO
A legado cultural trazido pela comunidade nipônica também está sendo homenageado na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro), com exposição alusiva ao tema. A mostra é composta de peças do Consulado do Japão, enviadas especialmente para a ocasião. Entre os objetos expostos estão maquetes de templos budistas, bonecas que representam o Hinamatsuri (festival das meninas), bonecos que representam o Gogatsu Ningyo (festival dos meninos), cópias de máscaras tradicionais, leques e objetos de uso cotidiano na culinária japonesa.
Além dos objetos, a biblioteca expõe também obras literárias de autores japoneses que estão no acervo e disponíveis para empréstimo. A exposição vai até o dia 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h