VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Festa Italiana de S.Caetano deste ano terá Família Lima e Sérgio Reis

Tradicional evento na cidade começa no sábado às 18h

  • Tradicional Festa Italiana de São Caetano começa no sábado às 18h.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Redação
  • Publicado em: 31/07/2019
  • Compartilhar:

 Tradicional evento na cidade começou neste sábado

 

festa italiana

Tradicional Festa Italiana de São Caetano começou neste sábado. Foto: Divulgação/PSCS

 

A tradicional Festa Italiana de São Caetano, a terceira maior do tema no Estado (atrás da Festa de São Vito, no Brás, e da Festa de Nossa Senhora Achiropita, na Bela Vista), teve início neste sábado (03/08), seguindo pelos quatro fins de semana de agosto (dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25), sempre a partir das 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no Bairro da Fundação.

A Festa, que teve início em 1993, reúne música e gastronomia. Neste ano, a Festa Italiana terá 26 barracas com pratos típicos (cada uma representando uma região da Itália), todas de entidades assistenciais credenciadas e aprovadas em chamamento público. A renda obtida com a venda das iguarias será totalmente revertida para as instituições de cunho social.

“A Festa Italiana é uma ocasião especial para o são-caetanense, por sua tradição, memória e pelo momento de encontro e convivência entre as famílias. Hoje em dia, já se trata de uma grande atração no Grande ABC e até na capital, pois também recebemos pessoas das cidades vizinhas. É uma grande confraternização”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior.

Durante os dias de evento, haverá monitoramento por câmeras de segurança em toda a extensão da festa. A Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Conselho Tutelar trabalharão em parceria para garantir a proteção do público.

ATRAÇÕES

Entre as diversas atrações musicais e intervenções artísticas no palco da Festa está o tradicional show de Fred Rovella, presença tarimbada e que abre o evento no sábado. No dia, o cantor Tony Angeli apresenta seus sucessos. Quem também animará o público é a Família Lima, que se apresenta no domingo de Dia dos Pais (11/8), além do cantor Sérgio Reis, que encerra a festa no dia 25/8.

“É uma atividade de extrema importância para as entidades que dela participam e também para todo o morador de São Caetano, que conta com um ambiente festivo e de lazer que agrada a todas as faixas etárias, levando milhares de pessoas a cada edição”, diz o presidente da Comissão da Festa Italiana e presidente da Fundação Pró-Memória, Charly Farid Cury.

TERCEIRA MAIOR DO ESTADO

Criada em 1993, a Festa Italiana de Rua de San Gaetano, como era chamada em sua 1ª edição, foi uma forma de resgatar a tradição, datada do século 19, da realização de festas em homenagem ao santo padroeiro da cidade.

Naquela época, o dia de São Caetano Di Thiene (7 de agosto) era celebrado no bairro de fundação da cidade, ao redor da antiga capela, onde se encontra atualmente a Paróquia São Caetano. Sempre sucesso de público, o evento se consolidou na agenda municipal e tem sido realizado todos os anos, ininterruptamente.