Férias em Paranapiacaba oferecem contato com a natureza e a história

Seis opções de trilhas, com diversos níveis de dificuldade, e circuitos histórico e museológico são opções de passeio no mês de janeiro na Vila Inglesa de Santo André

 

Paranapiacaba é opção de lazer nestas férias de janeiro. Foto: Divulgação/PSA-Julio Bastos

Que tal aproveitar as férias para ter aquele contato com a natureza, tão raro para alguns nos dias de hoje? A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, muito conhecida por sua arquitetura inglesa do início do XIX e a famosa réplica do Big Ben, oferece seis opções de trilhas para toda a família, dentro do Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba, além do circuito histórico e museológico na vila inglesa.

Há seis trilhas diferentes para serem exploradas, com variados níveis de dificuldade, mas que precisam ser percorridas com o acompanhamento de um monitor do local. Uma das mais fáceis, com um dos menores trajetos, é a trilha dos Gravatás. O percurso de 639 metros pode ser feito em cerca de uma hora. No caminho, o visitante é contemplado com a sombra de árvores como o manacá-da-serra e a miconia-cabuçu, além, é claro, dos Gravatás.

Recomendada para os trilheiros mais experientes, a trilha da Comunidade é considerada a mais difícil. Durante um percurso de 4.118 metros, que costuma ser completado em cerca de quatro horas, o visitante enfrenta uma declividade de mais de 30 graus, mas irá conhecer a nascente dos rios Grande e Pinheiros, e poderá experimentar a água que escorre de uma das piscinas.

- Publicidade -

Quem desejar fazer trilha no Parque Nascentes deve procurar o Centro de Visitantes, na rua Direita, 371, e solicitar o acompanhamento de um monitor. Os valores são definidos no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4439-0321.

Circuito histórico

Os dias de verão favorecem também a apreciação do circuito histórico e museológico da Vila de Paranapiacaba, que é muito famosa por seu Festival de Inverno, realizado tradicionalmente no mês de julho. Nesse caso também é recomendada a solicitação de  um guia especializado que, além de contextualizar histórica e culturalmente todos os pontos turísticos, permite o acesso a espaços cuja visitação é exclusiva para quem está com monitor.

O Circuito Museológico é composto pela Casa da Família Ferroviária, a Casa Fox, que reproduz interior da moradia dos operários envolvidos na construção da estrada de ferro no final do século XIX e a Forjaria, onde o ferro era fundido para a criação de peças como dobradiças e pinos bem como de ferramentas para os operários. Também fazem parte do circuito uma visita à Casa da Arquitetura, que abriga exposição com plantas e maquetes das moradias da ferrovia, o Clube União Lyra Serrano, construído em dois pavimentos em 1938 para abrigar a vida social da Vila na época, e o passeio pelo casario histórico. 

Para solicitar o acompanhamento do monitor, o visitante deve procurar o Centro de Informações Turísticas, na rua da Estação, s/nº. Telefone: 4439-0109. O valor também é definido no local.

A Vila oferece ainda variado artesanato local, a feira Caminhos do Cambuci aos finais de semana, bem como restaurantes e várias opções de hospedagens. Mais informações podem ser obtidas no site www.santoandre.sp.gov.br.

Share
Published by
Gislayne Jacinto

Recent Posts

Estudantes da Etec de São Bernardo protestam contra aulas online durante onda de calor

Alunos cobram mais ventiladores e dizem que ensino fica prejudicado sem as aulas presenciais

4 horas ago

Cabo Ângelo apresenta projeto para renomear GCM para Polícia Municipal em Diadema

Proposta foi recebida com entusiasmo pelos Guardas Civis Municipais, que compareceram em peso à Câmara

7 horas ago

Clovis Volpi recebe GVE do Estado de São Paulo para tratar sobre sistema de mortalidade

Equipe do Estado de São Paulo se reuniu com o secretário de saúde e apresentou…

8 horas ago

Justiça garante legalidade do Uber moto na capital

Uber destacou que a suspensão temporária do serviço afetou milhares de usuários e motociclistas parceiros,…

8 horas ago

Prefeitura de São Caetano reajusta valor do Auxílio Transporte Escolar

Auxílio Transporte Escolar passará a ser de R$ 200 mensais a partir de 1º de…

14 horas ago

Saúde ocular no Carnaval: Hospital de Olhos de São Bernardo alerta para riscos

Pacientes que passarem em consulta nesta sexta-feira, às vésperas do feriado prolongado, serão orientados sobre…

17 horas ago