VOLTAR
  • Espaço Pet

Feiras de adoção garantem lar para 31 animais em Sto.André e 16 em Diadema

Ações que disponibilizam cachorros e gatos resgatados para adoção aconteceram neste fim de semana nas duas cidades

  • Feira de adoção garante lar para 31 animais em Santo André.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/09/2022
  • Compartilhar:

Ações que disponibilizam cachorros e gatos resgatados para adoção aconteceram neste fim de semana nas duas cidades

dois cachorrinhos em feira de adoção

Feira de adoção garante lar para 31 animais em Santo André. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Santo André e Diadema realizaram neste fim de semana feiras de adoção de animais garantiram um lar para 47 animais.

Como já é tradição em Santo André, a tenda azul do Parque Central recebeu neste domingo (25/09) a feira de adoção “Eu amo, eu adoto”. Desta vez, foram adotados 13 cachorros e 18 gatos, totalizando 31 animais que ganharam um novo lar. Os pets disponíveis foram resgatados por protetoras ou estavam tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

“Santo André é uma cidade amiga dos animais, seja com as feiras de adoção, com os pet parques e em breve com o Hospital Veterinário Municipal. Ter um animal em casa é sinônimo de amor e bem-estar”, diz o prefeito Paulo Serra.

Todos os animais são vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são disponibilizados castrados. No entanto, no caso de não ter havido tempo hábil para castração do filhote, o mesmo é disponibilizado com um cadastro para que o procedimento seja realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura.

“Adotar um animal é, acima de tudo, um ato de carinho. Queremos sim continuar batendo recordes de adoção mês a mês, porém, mais do que isso, queremos promover essa troca de carinho que o animal vai proporcionar para a família que o acolher”, pontua o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.

A feira de adoção “Eu amo, eu adoto”, lançada em 2017, já garantiu um novo lar para mais de 2,5 mil animais. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. Os novos tutores deverão exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade. Os animais também podem ser adotados diretamente na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso.

Diadema

 O sonho da Olívia Selma Gomes de ter um cachorro virou realidade neste domingo (25/09), após a ida dela ao Shopping Praça da Moça, em Diadema. Lá, ela conheceu a Karine, uma cachorrinha de três meses, durante a realização da Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema em parceria com o empreendimento comercial e cuidadoras da cidade.

A cachorra é um dos 16 animais que receberam um novo lar após o evento, sendo sete cães e nove gatos. “Na verdade, ela que me adotou. Vai me fazer companhia”, afirmou Olívia.

Já Davidson Rocha de Costa Santos saiu de Embu-Guaçu determinado a adotar um animal da feira. O escolhido foi o Bobby, um cão de 2 anos, que vai ser muito amado na nova família. Quem também não mediu distância foi a Raquel Cristina Gomes, moradora do Jardim Luso, que veio até Diadema adotar o gato Boulos. “Ele é mansinho e dócil. Com certeza vem para completar nossa família”.

Já Valéria Cesário Alves escolheu a gata Tatá para presentear o Felipe Aparecido Moura. “Foi amor à primeira vista. Ela vai fazer companhia e vai ser muito alegre a presença dela em casa”, afirmou Felipe.

gatinho adotado em feira de Diadema

Ações que disponibilizam cachorros e gatos resgatados para adoção aconteceram neste fim de semana nas duas cidades. Foto: Divulgação/PDA-Igor Andrade

Para a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Diadema, Nanci do Carmo, a realização da feira é uma oportunidade para avançar na discussão de posse responsável. “Infelizmente, muitos animais ainda são abandonados. Quem deseja ter um cão, gato ou outro animal precisa ter em mente que vai precisar fazer algumas adaptações no ambiente e na rotina. O animal demanda tempo, fica doente e vive por muitos anos. É preciso ter tudo isso em mente e escolher bem o animal que vai compor o ambiente familiar. É uma vida que precisa de cuidados e amor”, explicou.

O CCZ Diadema é um serviço de saúde humana, por isso não recolhe e nem aceita entregas de animais. De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de até cinco anos de detenção. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail: meioambiente@diadema.sp.gov.br.

 Adoção

A adoção também pode ser feita durante todo o ano no Centro de Controle de Zoonoses, pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para realizar a adoção, é preciso assinar um termo, responder o questionário de posse responsável e apresentar documentos como identidade e comprovante de residência.

Quem quiser conhecer os animais disponíveis também pode visitar o site adoteamor.diadema.sp.gov.br.

 Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.

Tel.: 0800 77 10 963

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br

Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/