Feirão de empregos atrai mais de 5 mil mulheres no Paço de S.Bernardo

Mais visitadas

Prefeito Orlando Morando diz que cidade oferece 1.600 vagas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

fila de mulheres no feirão de empregos
Feirão de empregos atrai mais de 3 mil mulheres no Paço de São Bernardo. Foto: Divulgação/PSBC

Mais de 5 mil mulheres se concentraram no Paço de São Bernardo nesta terça-feira (08/03) para buscar uma oportunidade de emprego. A Prefeitura promove um Feirão com 1.600 vagas  . A fila começou na madrugada. Por volta das meia noite já havia gente aguardando para entregar o currículo e preencher a ficha de cadastro.

O prefeito Orlando Morando, que estava acompanhado da sua esposa, a deputada estadual Carla Morando,  disse que decidiu tomar essa iniciativa para oferecer algo de concreto. “Não adianta ficar só nas palavras, só nos parabéns. Esse feirão oferece oportunidades de emprego exclusivas para mulheres. Sabemos que a valorização deve ser o ano todo, mas hoje preparamos um dia especial de atividades na Esplanada do Paço Municipal. São muitas atividades disponíveis com milhares de empregos em 17 empresas parceiras”, afirmou.

Segundo o prefeito, além dos empregos, a Prefeitura criou atividade de lazer, realização de mamografias e palestras para o público feminino. “Me gerava um certo desconforto no dia 8 de março apenas dar parabéns para as mulheres. É importante os parabéns, mas tão importante é ter ações de políticas públicas que possam efetivamente mudar a vida delas. Ao mesmo tempo que nos preocupa a quantidade de mulheres desempregadas, nos entusiasma muito a força de vontade de mulheres que estão aqui na procura do emprego, mostra a garra da mulher, a determinação e  a coragem”, completou Orlando Morando.

O feirão ocorreu das 8h às 17h. As 17 empresas participantes, de diversos segmentos, foram distribuídas em tendas. Entre elas estão: Burguer King, Hortifrúti Natural da Terra, CIEE, Grupo Bem Barato, SPMAR, Siscom, Ever Green, Protemp e outras. As oportunidades foram para mulheres que possuem desde ensino fundamental incompleto a nível superior, com oportunidades para atuar em São Bernardo, Grande ABC e Capital. A ação contou ainda com o CTR Móvel, da Central de Trabalho e Renda, que apoiou o processo com a triagem e seleção das candidatas.

Para as mulheres com vontade de empreender e começar o próprio negócio, o Banco do Povo de São Bernardo concedeu palestra sobre a liberação de linha microcrédito exclusivo para mulheres paulistas, por meio do programa Empreenda Mulher. O programa tem o objetivo de incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação. As empreendedoras aptas puderam obter linhas de crédito durante o evento.

A Sala do Empreendedor também esteve presente no evento, com consultorias sobre abertura de empresas e sobre os programas desenvolvidos em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Parceira

Assistente de Recursos Humanos do Bem Barato, Stefany da Costa Souza afirmou que o grupo já atua com ações semelhantes e a equipe da rede estava estruturada para receber os currículos cadastrados para pré-triagem. “Entregamos ficha para saber se as pessoas já trabalharam ou fizeram processo seletivo conosco. Nesta pré-triagem, identificamos a área em que o interessado quer atuar e conduzi-lo no processo. Todas as pessoas que nos trouxeram currículo serão direcionadas para as áreas em que temos oportunidades.” O grupo abriu 200 vagas para o feirão. “Vamos trabalhar nas próximas semanas com esses currículos recebidos aqui hoje. A próxima etapa será nas unidades ainda dentro deste mês de março”, emendou Stefany.

Recepção

Maria Brandão Alencar, de 68 anos, moradora do bairro Assunção, disse que compareceu ao feirão porque necessita de trabalho. “Apesar de eu ter 68 anos, estou precisando de emprego. Gostei do feirão, pois vai dar muitas oportunidades para as mulheres que necessitam tanto de renda.”

Moradora do Planalto, Márcia Regina Araújo, de 51 anos, está desempregada desde setembro do ano passado e com dificuldade para pagamento de aluguel da casa. “Já trabalhei como atendente de farmácia e supervisora de mercado. Agora estou fora do mercado. Nada melhor do que ter seu próprio salário para correr atrás das nossas coisas, ter nossa independência. Isso me fez enfrentar a fila de baixo do sol quente de hoje.”

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações