VOLTAR
  • Espaço Pet

Feira de adoção em Santo André garante novo lar a 19 animais

Ação ocorreu neste sábado, no Parque Regional da Criança, onde também foi realizado o Moeda Pet 

  • Feira de adoção em Santo André garante novo lar a 19 animais.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/05/2022
  • Compartilhar:

Ação ocorreu neste sábado, no Parque Regional da Criança, onde também foi realizado o Moeda Pet 

animais expostos em feira de adoção

Feira de adoção em Santo André garante novo lar a 19 animais. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

O Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique, em Santo André, recebeu neste sábado (21/05) duas importantes iniciativas da causa animal. A feira de adoção “Eu amo, eu adoto” e o programa Moeda Pet, que possibilita a troca de ração por garrafas plásticas, foram realizados no local.

A feira de adoção garantiu que 19 dos 57 animais disponíveis ganhassem um lar neste sábado. A servente geral Ivania de Oliveira, de 41 anos, se apaixonou por um filhote de gato e decidiu aumentar a família. “Eu já tenho uma cachorra, a Kiara, e me derreti por esse gatinho. Estou muito feliz”, diz.

Morador da Vila Lucinda, Giovane Ferdolivo Gogia, de 29 anos, levou três filhotes de cachorro para a feira de adoção. “Fomos morar com a minha avó para cuidar dela e a fêmea dela cruzou com o nosso cachorro. Dessa ninhada nasceram sete cachorros e já doamos quatro. Eu fiz contato com a Gerência de Controle de Zoonoses para saber onde tinha feira de adoção, porque não estava conseguindo doar eles pela internet e a agora estamos na expectativa”, conta.

animais em feira de adoção de Santo André

Na feira, estavam disponíveis para adoção 57 animais. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Moeda Pet

Em paralelo à feira de adoção, o Parque Regional da Criança recebeu mais uma edição do Moeda Pet. O programa, que troca um quilo de garrafas PET por um quilo de ração para cães ou gatos, foi realizado em sistema drive-thru e arrecadou ao todo 222 quilos de garrafas.

Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 20 garrafas de dois litros ou 26 de um litro. O material é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar até três quilos por CPF presencial de ração para casa ou pode fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas.

Moradora do Parque Jaçatuba, Lourdes Regina Alves, de 54 anos, vai em todas as edições do Moeda Pet desde o lançamento do programa. “Eu acho a iniciativa muito importante pois, além de a garrafa ser destinada à reciclagem, nós ajudamos o pessoal das ONGs. Eu faço a doação e fico muito contente. Meus vizinhos me ajudam e eu troco as garrafas por ração todo mês”, afirma.

O material reciclável arrecadado com o Moeda Pet é remetido para as cooperativas localizadas no Aterro Municipal de Santo André e vendido, beneficiando as famílias cooperadas, promovendo a reciclagem, geração de renda e ganho ambiental e social.

No próximo sábado (28) será realizada mais uma edição do Moeda Pet, na entrada do Parque Central. A troca de ração por garrafas também será realizada em sistema drive-thru, das 9h às 13h. O endereço é Rua José Bonifácio, s/nº, na Vila Assunção.

O programa é uma ação do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, com apoio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, e conta com a parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário. A iniciativa também tem o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).