Feira de Adoção de Diadema encontra novo lar para 22 animais

Mais visitadas

Centro de Controle de Zoonoses e Shopping Praça da Moça promoveram atividade que resultou na adoção de 11 gatos e 11 cachorros

feira de adoção de animais de diadema
Centro de Controle de Zoonoses e Shopping Praça da Moça promoveram feira que resultou na adoção de 11 gatos e 11 cachorros. Foto: Divulgação/PDA

Se a última feita de adoção realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, em parceria com o Shopping Praça da Moça já tinha sido boa, a deste sábado (26/03) superou as expectativas dos organizadores. Vinte e dois animais, sendo 11 gatos e 11 cachorros, foram adotados e encontraram novos tutores dispostos a mudar a realidade destes pets. A feira aconteceu das 10h às 15h, na Praça de Eventos.

Nanci do Carmo, médica veterinária e chefe de Divisão do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema, celebra o aumento gradativo das adoções. “Em janeiro, na primeira feira, conseguimos viabilizar a adoção de 15 animais; em fevereiro, de outros 14 e agora 22. Somente com essa parceria conseguimos novos lares para 51 animais. Ficamos satisfeitos com o resultado e feliz por saber que esses animais irão receber cuidados e carinhos que tanto merecem. Nós amamos os animais e cuidados com zelo de cada um deles, mas nada se compara ao amor de uma família”, afirmou Nanci.

A técnica de enfermagem Nicarla França e sua filha Amora se encantaram pelo gatinho filhote Cleiton, que agora, após a adoção, passou a se chamar Mingau. “Tenho uma filha de 3 anos e há um tempo ela já estava pedindo um gatinho. Estávamos procurando, só esperando a oportunidade. Sou cliente do Shopping e tinha visto antes os cartazes de divulgação da Feira de Adoção.  Essa noite minha filha quase não dorme de ansiedade. Quando acordou, a primeira coisa foi pedir pra ir buscar o gatinho. Quando chegamos, estavam todos lá a mostra, muito fofinhos, bem cuidados , apesar de serem animais para adoção estavam limpinhos, cheirosos e bem cuidados. E minha filha escolheu. Não foi burocrático, preenchemos a ficha, respondemos umas perguntas e agora estamos aqui com o novo membro da família”, conta Nicarla.

Como adotar durante o ano

Quem ainda tiver interesse em encontrar um novo animal pode ir presencialmente ao CCZ Diadema conhecer os animais disponíveis. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Informações no telefone 0800 77 10 963.

Outra opção é visitar a Feira Virtual “Adote Amor”. Ao acessar o site adoteamor.diadema.sp.gov.br, os interessados terão acesso à galeria de fotos dos animais disponíveis para adoção. Além das imagens, o site disponibiliza dados básicos como nome, raça, idade, histórico e outras características. O início do processo de adoção é virtual, mas após a escolha do animal, o interessado entrará em contato com o CCZ de Diadema para formalizar o ato, tramitar o pedido e, finalizar a adoção.

Antes de entregar o animal ao novo tutor, o CCZ orienta quais são os deveres e obrigações de quem está adotando e as necessidades e direitos dos bichinhos para garantir que a adoção seja consciente e responsável.

O novo tutor precisa ter mais de 18 anos, apresentar documento com foto (RG e CPF) e comprovante de endereço, preencher um cadastro e passar por uma breve entrevista. Após assinar o termo de posse responsável e receber todas as orientações, o adotante poderá levar o animal para o lar.

A criação da feira virtual “Adote Amor” faz parte das políticas públicas da Prefeitura de Diadema em prol do bem-estar e proteção animal e é resultado do trabalho conjunto das Secretarias Municipais da Saúde, por meio do CCZ, e do Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CONPBEA).

Posse responsável

No momento da adoção, a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses orienta o adotante sobre os cuidados que serão exigidos com o novo animal e a posse responsável. Essa conversa permite tirar dúvidas do morador e auxiliar no planejamento da adoção, evitando assim que haja arrependimento após a adoção.

É importante lembrar que os animais tutelados pelo CCZ são frutos de ações do órgão em casos de relevância à saúde pública ou de maus tratos. Ao contrário do que muita gente pensa, o CCZ não recebe e nem recolhe animais nas ruas. O foco do serviço, ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é evitar a transmissão de doenças que atingem o homem através dos animais.

Também vale ressaltar que o abandono de animais é crime, de acordo com o 32º artigo da Lei Federal 9.605/98, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.

Serviço: 

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema

Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.

Tel.: 0800 77 10 963

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br

Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações