VOLTAR
  • Cidades

Falsos funcionários da Sabesp rendem advogado e roubam casa em Mauá

Criminosos levaram uma quantia em dinheiro, jóias, uma televisão e carros

  • Falsos funcionários da Sabesp rendem advogado e roubam casa em Mauá.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/04/2023
  • Compartilhar:

Criminosos levaram uma quantia em dinheiro, jóias, uma televisão e carros

Falsos funcionários da Sabesp

Falsos funcionários da Sabesp rendem advogado e roubam casa em Mauá. Foto: Reprodução

Um advogado foi feito refém e teve a residência roubada por falsos funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no bairro Jardim Pedroso, em Mauá.

Segundo a Polícia Militar, quando os agentes chegaram na casa, foram informados que três bandidos com uniforme de uma empresa, sob grave ameaça, abordaram os moradores e levaram uma quantia em dinheiro, joias, uma televisão e carros. Após subtraírem os objetos, avaliados em R$ 300 mil, os bandidos fugiram com dois veículos da vítima.

Posteriormente, PMs estavam em patrulhamento pelo local e avistaram um veículo suspeito. Ao tentar abordá-lo na rua Vila Carmosina, os suspeitos fugiram. Os policiais conseguiram capturar um dos envolvidos que foi e encaminhado à Santa Casa e posteriormente apreendido, no Parque do Carmo, na Capital Paulista, nesta quinta-feira (30/03).

Um segundo veículo também foi localizado e apreendido. O caso foi registrado no 53º DP (Parque do Carmo).

Falsos funcionários

O advogado foi feito refém após abrir a residência para falsos  funcionários da Sabesp, na cidade de Mauá. Além de uniformes, eles estavam em caro com adesivo da companhia.

NO site da Sabesp, há alertas sobre falsos funcionários e diz qie a companhia não envia funcionários à casa de clientes sem que haja pedido prévio do próprio morador.

“A Sabesp não realiza visitas sem aviso prévio Somente mediante a solicitação dos proprietários. Não se esqueça de orientar todos os demais moradores e empregados do seu domicílio quanto a importância de entrar em contato com você para confirmar qualquer solicitação de serviço e/ou autorizar a entrada de funcionários em sua residência. No agendamento, você poderá esclarecer suas dúvidas quanto aos procedimentos que serão realizados pelo funcionário. A Sabesp não realiza serviços nas instalações hidráulicas internas. Nenhum serviço realizado pela Sabesp deve ser pago aos funcionários que realizam a visita domiciliar. Todos os funcionários da Sabesp são orientados a não aceitar qualquer quantia que lhes seja oferecida”, diz a nota.

Como identificar um falso funcionário?

Segundo a Sabesp, em alguns casos é difícil identificar um falso funcionário mas é preciso prestar atenção em detalhes.

“Por isso devemos estar atentos aos mínimos detalhes, seja nas atitudes ou os materiais de identificação como uniformes, crachás, veículos entre outros. Analisando os relatos de vítimas dos falsos funcionários é possível encontrar coincidências em suas atitudes e argumentos. Os maiores alvos dos falsos funcionários são os idosos, mulheres e imóveis mais antigos, nos quais não é possível o acesso ao hidrômetro sem entrar na residência. Os bandidos enfatizam em seu discurso os danos que o adiamento da verificação do suposto serviço pode trazer. Os falsos funcionários costumam aplicar os golpes no horário comercial, pois segundo eles, é mais fácil convencer os empregados domésticos sobre a veracidade do serviço na ausência do proprietário do imóvel”.