VOLTAR
  • Cidades

Faculdade de Medicina do ABC fará 4 mil exames do coronavírus

Laboratório de Análises Clínicas da FMABC já realizou 1,2 mil testes para S.Caetano e S.Bernardo e acaba de ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a dispensa de contraprova

  • Laboratório de Análises Clínicas da FMABC já realizou 1,2 mil testes do coronavírus para S.Caetano e S.Bernardo e acaba de ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a dispensa de contraprova.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 13/04/2020
  • Compartilhar:

 Laboratório de Análises Clínicas da FMABC já realizou 1,2 mil testes para S.Caetano e S.Bernardo e acaba de ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a dispensa de contraprova

 

Laboratório de Análises Clínicas da FMABC já realizou 1,2 mil testes do coronavírus para S.Caetano e S.Bernardo e acaba de ser credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para a dispensa de contraprova. Foto: Divulgação

 

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) fará 4.000 exames de detecção do novo coronavírus nos próximos dias. Instalada no campus universitário, a unidade iniciou esse trabalho em meados de março. Em menos de um mês foram examinadas 1.200 amostras enviadas pelos municípios de São Bernardo e São Caetano, que mantém parceria com o Laboratório da FMABC. Em 10 de abril, o Instituto Adolfo Lutz publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo o credenciamento da unidade do ABC, dispensando de contraprova os resultados obtidos.

“Os municípios colhem as amostras dos casos suspeitos e nos encaminham. Nós realizamos a análise dos materiais e aplicamos metodologia própria, que desenvolvemos no início deste ano e que nos permite entregar os resultados, em média, entre 24 e 48 horas”, calcula o vice-reitor do Centro Universitário e coordenador do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca.

A equipe do Laboratório iniciou a padronização da metodologia em janeiro e enviou o pedido de credenciamento ao Instituto Adolfo Lutz, que avaliou o protocolo utilizado, a condução da reação, a coleta das amostras e a forma como é feita a extração do material genético-viral. O processo foi aprovado e o Centro Universitário Saúde ABC passou a realizar os exames, cujos resultados positivos eram enviados para confirmação no próprio Adolfo Lutz. A partir de agora, com a publicação do credenciamento, a contraprova não é mais necessária e os casos positivos serão notificados diretamente à Secretaria de Estado da Saúde.

“A partir do início dos testes, o Adolfo Lutz passou a comparar os nossos resultados com os deles, da contraprova. Estávamos na última etapa para o credenciamento, com a coerência da reação já confirmada e resultados concordantes entre FMABC-Lutz. Só faltava a publicação no Diário Oficial para eliminar a etapa da contraprova e, dessa forma, dar mais celeridade ao processo”, informa o Dr. Fernando Fonseca.

Em função da grande demanda, hoje a contraprova pode levar mais de 20 dias para ser liberada.

METODOLOGIA

O exame realizado no Centro Universitário Saúde ABC – FMABC é o de detecção do SARS-CoV 2, o vírus que causa a doença Covid-19. O Laboratório de Análises Clínicas faz a detecção a partir de uma região do gene viral.

A programação atual do Laboratório é para a compra de insumos para 2.000 testes a cada 15 dias. Contudo, hoje o local tem capacidade instalada para realização de 300 exames por dia – ou 7.000 mensais –, o que permite atender outras cidades que eventualmente necessitem do serviço.

Uma vantagem do método desenvolvido na FMABC é que garante maior autonomia, pois utiliza uma reação própria, desenvolvida segundo padrões internacionais e aprovada pelo Instituto Adolfo Lutz. Dessa forma, a unidade não depende necessariamente da compra de reagentes externos, cuja disponibilidade no mercado tem oscilado de maneira imprevisível.

Além do Dr. Fernando Fonseca, integram a equipe responsável pelo projeto os pesquisadores Beatriz Alves, Glaucia Luciano, Matheus Perez, Katharyna Gois e Marina Peres.