ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Exames na paciente Bruna para confirmação da morte encefálica resultaram inconclusivos

Paciente se mantém em UTI do Hospital de Clínicas de São Bernardo, em estado gravíssimo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 05/10/2025 08:04
Por Gislayne Jacinto
Publicado 04/10/2025
Compartilhar
Vodca 'Batizada' com metanol em bar de São Bernardo deixa jovem em estado grave
Vodca ‘Batizada’ em bar de São Bernardo deixa jovem em estado gravíssimo. Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informou  que os exames realizados neste sábado (04/10) na paciente Bruna Araújo de Souza para confirmação da morte encefálica resultaram-se inconclusivos.

A paciente se mantém em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clínicas de São Bernardo, em estado gravíssimo, recebendo todos os cuidados necessários.

Entenda o Caso

Nesta sexta-feira (03/10) que a paciente Bruna Araújo de Souza teve sua condição clínica agravada. A família foi informada sobre a abertura de protocolo de confirmação de morte encefálica, mas não houve conclusão dos médicos a respeito.

Casos

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informa que até a tarde deste sábado, 04 de outubro, a Vigilância Epidemiológica recebeu 42 notificações de suspeita por contaminação de metanol, das quais uma já foi confirmada, sendo cinco óbitos e 37 pacientes atendidos na rede hospitalar e de urgência e emergência pública e privada da cidade. De todos os casos, 35 são residentes do município, incluindo três óbitos.

Entre os óbitos, todas as vítimas são homens, sendo um de 38 anos que faleceu em 18 de setembro, atendido em um hospital privado (morador de Itu); um de 58 anos que faleceu em 24 de setembro e foi atendido no Hospital de Urgência, um de 45 anos que faleceu em 28 de setembro e foi atendido na rede particular (morador de São Paulo), um de 49 anos, que faleceu em casa, em 30 de setembro, e – o mais recente caso – um homem de 36 anos, que faleceu em 2 de outubro, atendido no Hospital de Urgência. Os demais foram atendidos na rede hospitalar e de urgência e emergência pública e privada do município.

Sobre as vítimas que foram hospitalizadas:

1 – Uma mulher de 30 anos segue internada em UTI no Hospital de Clínicas, sedada, realizando hemodiálise e em acompanhamento com nefrologia e neurologia, em estado gravíssimo. Exames realizados neste sábado na paciente para confirmação da morte encefálica resultaram-se inconclusivos. Neste caso específico, testes já detectaram a contaminação por metanol.

2 – Um homem de 26 anos foi internado no Hospital de Urgência, relatou problemas na visão no momento da internação, mas evoluiu bem durante a internação e teve alta em 01 de outubro.

3 – Um homem de 39 anos, atendido na UPA Baeta Neves, queixa de perda de visão, mal estar e fraqueza, atendido e liberado.

4 – Um homem de 24 anos, atendido na UPA São Pedro, que apresentou tremores, visão embaçada, corpo pesado, ardência nos olhos, foi atendido e liberado.

5 – Uma mulher de 21 anos, internada no Hospital de Urgência, estável.

6 – Um homem de 33 anos, que foi atendido no Hospital de Urgência, relatando dor de cabeça e fraqueza, mas se evadiu e não quis continuar o atendimento.

7 – Um homem de 50 anos, atendido no HU e liberado.

8 – Uma mulher de 40 anos, internada no Hospital de Urgência, estável.

9 – Uma mulher de 55 anos, atendida no Hospital São Bernardo, da rede privada.

10 – Um homem de 39 anos, atendido no PA Taboão, que evadiu antes do término do atendimento.

11 – Uma mulher de 29 anos, atendida na UPA Baeta Neves com dor de cabeça, vômito e visão turva, que evadiu antes do término do atendimento.

12 – Um homem de 28 anos, com dor abdominal, diarreia e surdez em ouvido direito, atendido no PA Taboão, que evadiu antes do término do atendimento.

13 – Um homem de 59 anos, internado no Hospital de Urgência, relatando falta de ar e náuseas.

15 – Um homem de 50 anos, atendido na UPA Paulicéia após ingestão de álcool e uso de droga ilícita, transferido para o Hospital de Urgência, permanece internado.

15 – Uma mulher de 26 anos, relatando náusea e dor abdominal, atendida no HU e liberada.

16 – Uma mulher de 31 anos, relatando náusea, vômito, dor abdominal e visão turva, internada no HU.

17 – Uma mulher de 19 anos, relatando dor abdominal, náuseas, vômito, tontura e visão turva, internada no HU.

18 – Um homem, de 31 anos, relatando dor na nuca, pressão alta e bradicardia, atendido na UPA Alves Dias e liberado.

19 – Uma mulher de 34 anos, internada no HU.
20 – Um homem de 23 anos, relatando azia, tontura e dor no estômago, atendido na UPA São Pedro, foi embora antes do término do atendimento.

21 – Um homem de 31 anos, relatando dor abdominal, vômito, inapetência, hematúria e retenção urinária, atendido na UPA Alves Dias e liberado.

22 – Um homem de 21 anos, relatando tontura, visão embaçada e enjôo, atendido no HU e liberado.

23 – Um homem de 32 anos, atendido no HU e liberado.

24 – Uma adolescente de 17 anos, relatando vômitos há cinco dias , atendida na UPA União e liberada.

25 – Uma mulher de 41 anos, relatando vômito, dor abdominal, náuseas e diarreia, atendida na UPA União e liberada.

26 – Uma mulher de 23 anos, relatando dor de estômago e ardência nos olhos, internada no HU.

27 – Uma mulher de 18 anos, relatando cefaléia, dores nas costas e lombar, enjôo, internada no HU.

28 – Um homem de 55 anos, relatando dor na nuca, dor no peito, falta de ar, tremores e dor atrás dos olhos, internado no HU.

29 – Um homem de 33 anos, relatando náuseas, cefaleia, dor abdominal e visão turva, atendido em um hospital particular.

30 – Um homem de 50 anos, relatando turvação visual bilateral, prostração, mialgia, cefaleia e vertigem, atendido em hospital particular.

31 – Um homem de 20 anos, relatando cefaleia, dor de garganta, tosse, falta de ar, vômito e diarréia, atendido na UPA Alves Dias.

32 – Um homem de 41 anos, com desmaio, mal estar, náusea e vômito, internado no HU.

33 – Um homem de 19 anos, relatando cefaléia intensa, dor no corpo e náuseas, internado no HU.

34 – Um homem de 45 anos, relatando náuseas, vômito e confusão mental, internado no HU.

35 – Um homem de 69 anos, relatando vômito, tremores, calafrio, vertigem e visão embaçada, internado no HU.

36 – Uma mulher de 26 anos, relatando fraqueza e mal estar, internada no HU.

37 – Um homem de 65 anos, relatando mal estar, dor abdominal e visão turva, internado no HU.

Em todos os casos de óbitos, os exames estão sendo realizados pelo IML (Instituto Médico Legal) para confirmar ou descartar a contaminação.

A rede municipal de Saúde está organizada para garantir um fluxo rápido e efetivo de atendimento para novos casos que possam vir a surgir.

A Vigilância Epidemiológica mantém contato com as famílias das vítimas e dos pacientes internados, a fim de identificar possíveis locais de consumo e áreas do entorno, realizando um trabalho de conscientização e orientação junto aos comércios sobre a atenção quanto à origem dos produtos comercializados.

Quatro estabelecimentos comerciais e lotes de bebidas foram interditados cautelarmente nos bairros Taboão, Paulicéia, Ferrazópolis e Parque dos Químicos, até a conclusão do caso, em ação conjunta da Vigilância Sanitária Municipal e técnicos da Vigilância Sanitária Estadual (GVS-7). A Polícia Civil também apreendeu algumas garrafas dos mesmos estabelecimentos, e a Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DICMA) está à frente da investigação criminal.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:barcaso brunacontaminaçãointoxicaçãoinvestigaçãomorte encefálicasão bernardovilla jardim

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior CHM de Santo André atinge nível Diamond em certificação internacional para atendimento ao AVC Prefeito de Sto.André informa que cidade tem 8 casos suspeitos por intoxicação por metanol
Próximo artigo Operação inédita contra venda de bebidas irregulares em Rio Grande da Serra fortalece fiscalização em defesa da saúde pública* Rio Grande da Serra realiza operação contra venda de bebidas irregulares

Últimas notícias

Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
Operação São Bernardo Protege realiza mutirões em áreas de risco para conscientizar comunidades
08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”
08/12/2025
"A 1ª a vez que meu mental se esgotou", diz Neymar após permanência do Santos na Série A. Foto: Divulgação/Santos FC  
“A 1ª a vez que meu mental se esgotou”, diz Neymar após permanência do Santos na Série A
08/12/2025
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
Stuppendo Gelateria, do chef Edu Guedes, inaugura em Santo André 1ª unidade do ABCD
07/12/2025
Vigilância sanitária interdita para venda 636 garrafas de bebidas em adega e supermercado de Diadema
Primeiro caso de intoxicação por metanol é confirmado em Mauá
07/12/2025

Recomendadas

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos
DiademaCidades

Prefeito de Diadema entrega ampliação do Hospital de Piraporinha com 23 novos leitos

07/12/2025
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
MauáBrasilCultura e Lazer

Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó

08/12/2025
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
São BernardoPolítica

Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo

07/12/2025
Prefeito Taka inaugura o SIM - Saúde Integrada da Mulher
DiademaCidades

Prefeito Taka inaugura o SIM – Saúde Integrada da Mulher

07/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?