Exames de mamografias são entregues a 600 mulheres em Mauá

Mais visitadas

 Prefeitura também realiza mutirão para coleta do papanicolau nas 23 UBSs entre os dias 25 e 29 de março

exames
Exames são entregues a 600 mulheres de Mauá. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

Cerca de 600 mulheres de Mauá foram atendidas na Carreta da Mamografia, que passou pela terceira vez na cidade. Nesta semana, a Prefeitura de Mauá entregou todos os resultados dos exames, e as mulheres diagnosticadas com alguma alteração foram encaminhadas para acompanhamento médico.

Foram mais de dez dias de atendimento clínico, avaliando e ensinando às mulheres a se autoexaminarem. “A minha primeira esposa faleceu em decorrência do câncer de mama. Demoramos para identificar, então foram dois anos e meio de muita luta. Por isso não posso abandonar esta causa”, disse o prefeito Atila Jacomussi (PSB).

Os exames preventivos e gratuitos foram realizados na Praça XXII de Novembro, região central de Mauá, entre os dias 27 de fevereiro e 16 de março. As entregas de diagnósticos foram entre 18 e 21 de março, agilizando todo o processo de diagnóstico.

A dona de casa Estefila Dafi, de 31 anos, foi uma das poucas mulheres que realizaram o exame com menos de 50 anos de idade, isso porque ela possui histórico familiar: “Duas tias minhas faleceram por causa do câncer de mama, então o médico disse que eu tenho que fazer o exame a cada seis meses. Graças a Deus o resultado foi negativo novamente”, comemorou.

E para encerrar o Mês da Mulher, a Prefeitura de Mauá estará mobilizada também entre os dias 25 e 29 de março, entre 9h e 16h, para coleta de papanicolau em todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O papanicolau é fundamental para descobrir se a mulher é portadora de células malignas e ajuda a ter um diagnóstico precoce de câncer, assim tendo maior chance de cura.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações