Ex-vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Maria Rita Serrano presidirá a Caixa

Mais visitadas

Posse oficial ocorrerá nos próximos dias em Brasília, após o sim ao convite do  presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Ex-vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Maria Rita Serrano
Ex-vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Maria Rita Serrano presidirá a Caixa. Foto: Reprodução

Natural de Santo André, ex-vice-prefeita de Rio Grande da Serra entre 2001 e 2004 e ex-comandante do Sindicato dos Bancários do ABC de 2006 a 2012, Maria Rita Serrano assume, provavelmente ainda nesta semana, o principal desafio de sua trajetória profissional de movimentos sindicais e sociais na região. A andreense será a quarta mulher a presidir a Caixa Econômica Federal, instituição financeira pública que completa 162 anos de vida neste mês.

Funcionária de carreira no banco federal desde 1989 e com atuações em diferentes funções até hoje, Maria Rita foi especialmente convidada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o aval do recém-empossado ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no último dia 30.Ciente dos desafios que terá pela frente com o deficitário sistema de crédito do Brasil, a ex-dirigente sindical atendeu o pedido do amigo pessoal Lula

Antes da posse em Brasília, no entanto, a futura presidente da Caixa, Maria Rita, terá de se desligar como conselheira representante dos funcionários no CA (Conselho de Administração) do banco federal, função que ocupava desde 2017. Em 2020, foi reeleita pelo terceiro mandato com 19 mil votos, dos 21.923 válidos, ou seja,  91% do total.

Com 33 anos de banco, Maria Rita se diz honrada com a escolha, principalmente pelo fato de ser mulher e a segunda de carreira a comandar a Caixa Econômica Federal. Entre as metas de sua gestão, pretende reorganizar o banco para o gerenciamento sem burocracia e entraves dos programa de transferência de renda do governo federal, entre eles, o Minha Casa, Minha Vida, uma das bandeiras na área de habitação da campanha do presidente Lula e que retorna com novo fôlego.

Outra meta da nova comandante da Caixa é colocar o ‘Desenrola’ para funcionar. Trata-se de um sistema financeiro que permitirá a renegociação das dívidas das famílias brasileiras por meio de um fundo garantidor. Os detalhes e mecanismos ainda passam por discussão entre as equipes do banco federal e do Ministério da Fazenda, entre outros órgãos ministeriais interligados.

Maria Rita está em Brasília nos últimos dias e com agenda apertada entre reuniões de trabalho, como ocorreu nesta segunda-feira (02/12), um dia após a posse do presidente Lula. Ela defende que é preciso “construir uma nova Caixa para um novo Brasil”. Um dos objetivos é ampliar a parceria com estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura.

Lula. Maria Rita Serrano e Haddad
Posse oficial ocorrerá nos próximos dias em Brasília, após o sim ao convite do  presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Divulgação

Social

Independentemente de sua vocação sindical bancária, a andreense sempre teve o olhar voltado também para o social. Como vice-prefeita no governo de Ramon Velásquez (PT), petista que assumiu o comando de Rio Grande da Serra após a passagem de oito nomes em um único mandato na cidade, a futura presidente da Caixa comandou na época a Secretaria Municipal de Cidadania. Ali, vários projetos de geração de emprego e renda aos jovens e às famílias carentes do menor e mais pobre município dos sete do Grande ABC foram criados. Fora da prefeitura, criou e coordenou a ONG Cidadania e Vida.

Casada, mãe, moradora de Rio Grande da Serra até hoje e com familiares espalhados por Santo André, São Bernardo e São Caetano, a futura comandante da Caixa é escritora, mestre em Administração pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e graduada em Estudos Sociais e História. Indagada sobre seu novo destino, Maria Rita afirma que ainda não definiu se fixará residência na capital federal.

 

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações