VOLTAR
  • Esporte

Ex-técnico da seleção de ginástica acusado de abuso vai a julgamento em S.Bernardo

Fernando de Carvalho Lopes também é servidor em Diadema e será julgado nesta quinta; caso seja condenado poderá pegar até 150 anos de prisão

  • Ex-técnico da seleção de ginástica Brasileira é acusado de abuso sexual –
    Foto: Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/07/2022
  • Compartilhar:

Fernando de Carvalho Lopes também é servidor em Diadema e será julgado nesta quinta; caso seja condenado poderá pegar até 150 anos de prisão

Ex-técnico da seleção de ginástica Brasileira é acusado de abuso sexual – Foto: Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação

O ex-técnico da seleção brasileira de ginástica Fernando de Carvalho Lopes será julgado nesta quinta-feira(21/07) pela 2º Vara de São Bernardo. O ex-treinador é acusado de abuso sexual supostamente cometidos contra atletas menores de idade. Caso ele seja condenado, a pena poderá variar de 54 a 150 anos de prisão.

Na quinta-feira(21/07) o ex-treinador será ouvido na audiência de instrução e julgamento. Nessa fase processual, ele poderá ser tanto absolvido quanto condenado de acordo com a decisão tomada pelo magistrado. Fernando de Carvalho Lopes foi denunciado pelo MP(Ministério Público) pelo crime de estupro de vulnerável com agravante por conta da relação de poder que o acusado tinha com as supostas vítimas.

Serão ouvidas somente as testemunhas de defesa de Fernando, incluindo Marcos Goto (coordenador da seleção masculina brasileira) e Osmar Spinussi, presidente do Clube Mesc de São Bernardo, onde trabalhava o ex-treinador. Marcos Goto afirma que não é testemunha de defesa, embora tenha sido colocado na lista.

Entenda o caso

Ex-técnico da seleção brasileira de ginástica, Fernando de Carvalho Lopes é acusado de ter abusado sexualmente de alunos durante o período em que atuava na seleção masculina de ginástica. Por ser professor de Educação Física concursado pela Prefeitura de Diadema também tomou algumas medidas, mas não demitiu o acusado.

“A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Diadema informa que o servidor Fernando de Carvalho Lopes segue como funcionário concursado da administração. Desde a revelação das denúncias, ele foi afastado de qualquer atividade de parte esportiva, ficando à disposição de outros setores da Prefeitura. A Administração aguarda a conclusão do julgamento para tomar as decisões cabíveis”, afirmou por meio de nota.

Em 2018, o Clube Mesc de São Bernardo também afastou o técnico após reportagem do Programa Fantástico, da TV Globo, exibido em 29 de abril daquele ano.

O ex-técnico da seleção técnico foi afastado das funções administrativas desse clube um dia depois. O Mesc (Movimento de Expansão Social Católica) é um clube particular da cidade de São Bernardo. Fernando já tinha trabalhado por outro clube na cidade, o ADC São Bernardo, mas em 2016, quando foi barrado da seleção brasileira masculina de ginástica, às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio, também foi afastado do clube. Ele é formado em Educação Física na Universidade Metodista de São Caetano.