Político enfrentava doença pulmonar há muitos anos e faleceu na madrugada desta segunda-feira no Hospital Nardini
O ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias morreu na madrugada desta segunda-feira (05/8) aos 82 anos. O político, que é marido da vice-prefeita Celma Dias, estava internado na UTI do Hospital Nardini desde a última sexta-feira (03/08).
Oswaldo Dias enfrentava doença pulmonar, porém, segundo pessoas próximas, ele morreu devido a problemas cardíacos porque a complicação do pulmão sobrecarregou o coração.
O velório do ex-prefeito de Mauá será realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel (construído e inaugurado na gestão de Oswaldo Dias), a partir das 17h desta segunda e o encerramento previsto para as 9h desta terça-feira (06/08). Uma celebração ecumênica está marcada para as 20h desta segunda.
O sepultamento será no Cemitério Vale dos Pinheirais, em horário a ser definido.
Oswaldo Dias era professor de geografia e já foi metalúrgico e lavrador. Ele foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Ingressou na vida pública como vereador em 1992 e em 1995 e tomou posse em 1º de janeiro de 1996. Quatro anos depois se reelegeu. Ele também foi prefeito de de 209 a 2012.
Luto por três dias
A Prefeitura de Mauá decreto nesta segunda-feira (05/08), Luto Oficial de três dias, em razão do falecimento de Oswaldo Dias, que foi chefe do executivo mauaense por três mandatos.
“A Prefeitura de Mauá decreta nesta segunda-feira (05/08), Luto Oficial de 03 dias, em razão do falecimento de Oswaldo Dias, que foi chefe do executivo mauaense por três mandatos. Dois deles consecutivos, entre 1997 e 2004 e entre 2009 e 2012. Oswaldo Dias também foi vereador entre 1992 e 1995.
Consórcio
O Consórcio Intermunicipal do ABC, entidade que envolve cinco Prefeiuras, emtiu uma nota oficial sobre o falecimento do ex-prefeito que presidiu a instituição em 2000.
Leia a íntegra:
“É com extremo pesar que comunicamos e lamentamos o falecimento nesta segunda-feira (5/8) do ex-presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias.
Prefeito por três mandatos (1997-2000, 2001-2004 e 2009-2012), Oswaldo Dias presidiu a entidade regional em 2000.
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio da Assembleia de Prefeitos, da Secretaria Executiva e de toda a sua equipe, manifesta sua solidariedade e seus sentimentos aos familiares.
“Com tristeza soubemos do falecimento do grande amigo e ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias. Companheiro que lutou muito pelo avanço do Grande ABC. Que Deus conforte o coração da família e amigos”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior”.
Nota de Pesar de Marta Suplicy
A ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy conhecia bem o ex-prefeito de Mauá Oswaldo Dias. Eles estiveram juntos à frente das administrações de Mauá e da Capital Paulista, entre 2001 e 2004. Antes, atuaram em militância política pelo PT. Nesta tarde, Marta publicou nota pesar pelo X. Assim, expressa seus sentimentos à família e amigos de Oswaldo Dias.