VOLTAR
  • Política

Ex-deputado Vanderlei Siraque entra com pedido de refiliação no PT

Presidente da sigla petista na cidade, Antonio Padre, diz que solicitação deve ser aceita, mas candidatura a deputado está descartada

  • Ex-deputado Vanderlei Siraque entrou com pedido de refiliação no PT.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/03/2022
  • Compartilhar:

Presidente da sigla petista na cidade, Antonio Padre, diz que solicitação deve ser aceita, mas candidatura a deputado está descartada

vanderlei siraque

Ex-deputado Vanderlei Siraque entra com pedido de refiliação no PT. Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Vanderlei Siraque solicitou a refiliação nesta terça-feira (29/03) ao PT de Santo André. O presidente da sigla na cidade, o ex-vereador Antonio Padre, disse que o pedido deve ser aceito, mas descartou qualquer possibilidade de ele sair candidato a deputado nas eleições deste ano.

“O Siraque pediu a refiliação e devemos aceitá-la. Quanto à candidatura de deputado, no momento não procede”, afirmou o dirigente da sigla.

Siraque se desfiliou do PCdoB em agosto do ano passado. Ele construiu sua carreira política no PT, mas, em 2015, se desfiliou e fez muitas críticas ao petismo, principalmente com relação à falta de espaço no partido.

Após ter deixado o PT ele disputou eleições, mas  foi derrotado tanto para vereador quanto para deputado.

Carreira

No Partido dos Trabalhadores, Siraque conquistou sete mandatos, sendo três para vereador, três para deputado estadual e um para deputado federal.

Em 2008, foi o candidato a prefeito pelo PT, mas foi derrotado em uma virada histórica no segundo turno contra Aidan Ravin que disputou na época pelo PTB.

Posição

Siraque confirmou o pedido para voltar à legenda que o projetou. “Pedi a minha refiliação, sim, porque nunca deixei de defender as bandeiras do PT e, tanto o meu coração, quanto
a minha mente são petistas. O PT é Partido Político concreto de âmbito nacional e construiu e aplicou ,na prática ,políticas públicas para todas as esferas da Federação (União, Estados,DF e Municípios). O PT consegue defender os Direitos e Interesses humanos em todos os seus aspectos, em especial a dignidade das pessoas e a vida . É inclusivo e democrático. Tem a cara do Brasil. E, portanto, está de acordo com os princípios e regras da Constituição do Brasil”, afirmou.

Ele adinatou também que não disputará o pleito de 2022. “Não tenho intenção de ser candidato nestas eleições! Quero ajudar na reconstrução do PT de Santo André e ajudar a eleger Lula e Haddad”, concluiu.