Ex-coordenador do Plano de Governo de Fabio Palacio é preso em Goiânia
Wilson Modesto Pollara, que elaborou propostas para área de saúde do plano de Governo de Palacio, foi detido por associação criminosa
Wilson Modesto Pollara, que elaborou propostas para área de saúde do plano de Governo de Palacio, foi detido por associação criminosa
Wilson Modesto Pollara, ex-coordenador do Plano de Governo na área de Saúde do ex-candidato a prefeito de São Caetano Fábio Palácio (Podemos), foi detido nesta terça-feira (27/11) em uma operação do Ministério Público de Goiás que investiga supostos crimes de pagamento irregular em contrato administrativo e de associação criminosa na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
O secretário executivo de Saúde e o diretor financeiro da Secretaria de Saúde também foram detidos durante a Operação Comorbidade. As ordens judiciais foram cumpridas no prédio da Secretaria de Saúde de Goiânia, nas casas dos envolvidos e de um empresário que presta serviços à Pasta.
Segundo o Ministério Público, foram localizados R$ 20 mil em dinheiro em posse de um dos investigados. Pela determinação judicial, houve o afastamento cautelar e, em seguida, a suspensão do exercício das funções dos três agentes públicos suspeitos.
De acordo com as investigações, houve concessão de vantagens em contratos, que supostamente causaram prejuízos à administração pública. O Ministério Público informou ter havido pagamentos irregulares.
A Prefeitura de Goiânia emitiu nota oficial
Veja:
“A Prefeitura de Goiânia informa que está colaborando plenamente com as investigações conduzidas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) no âmbito da Operação Comorbidade.
A gestão municipal reitera seu compromisso com a transparência e com a lisura na administração pública, colocando-se à disposição para fornecer todas as informações e documentos necessários ao esclarecimento dos fatos. A Prefeitura reforça que tomará todas as medidas administrativas cabíveis, conforme o desdobramento das apurações”.
Eleições
O médico Wilson Pollara integrou neste ano o grupo responsável pela elaboração do plano de governo do ex-candidato a prefeito de São Caetano Fabio Palacio. Na época da pré-campanha (julho), ele chegou a ser afastado do cargo de secretário de Saúde de Goiânia, pois o Tribunal de Contas de Goiás apura suspeita de suposta má-fé relacionada a contratações de novos funcionários, ambulâncias e um sistema web para o Samu local. A Secretaria faria as contratações sem licitação, justificando-as como emergenciais para o enfrentamento da epidemia de dengue.
Homem forte no governo do ex-prefeito João Doria, no qual também era secretário de Saúde, Pollara deixou o cargo para coordenar o programa da área da campanha eleitoral do tucano ao governo paulista. Ele também trabalhou como secretário-adjunto da Saúde do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin.