Um evento realizado nesta segunda-feira (15/05) marcou a abertura do “Ateliê Criativo”, que capacitará jovens a gerar renda por meio da reciclagem do plástico. Foram selecionados 60 participantes com idade entre 16 e 21 anos, de baixa renda do entorno das unidades da Braskem no Pólo do ABCD. O projeto é patrocinado pela Braskem e idealizado pela Quest/Zeppelin. A cerimônia contou com representantes da empresa, alunos e autoridades.
O curso conta com carga horária de 192h, duração de oito meses, em aulas realizadas duas vezes por semana. Os participantes terão acesso, por exemplo, a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais. Além disso, computadores, máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora.
Felipe Cazé, capacitador dos professores dos futuros “plastiqueiros”, explicou como será o projeto que vai transformar tampinhas de garrafas pet em porta-copos, banquinhos, casinhas de cachorro, bebedouros, armação de óculos, entre outros produtos que vão gerar renda para as famílias.
Sylvia Tabarin Vieira, gerente de Relações Institucionais da Braskem – Região Sudeste, disse que a intenção é de que os produtos possam ser comercializados em exposição a ser promovida ao término do curso, e até mesmo na feira de empreendedorismo dentro do Braskem.
Os alunos também poderão implementar seus próprios negócios para vender tudo que produzirem no Ateliê.
O projeto Ateliê Criativo, que utiliza como base iniciativa Precious Plastic, do engenheiro e designer holandês Dave Hakkens, que combinou o uso de máquinas e técnicas para reciclagem do plástico. Este material é utilizado na produção de diversos produtos que consumimos diariamente, entretanto, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), apenas 9% dos resíduos de plástico do mundo são reciclados, o restante é descartado em aterros sanitários, lixões e no meio ambiente.
Thiago Catelani, coordenador de projetos da Quest/Zeppelin, discursou no evento e falou sobre as oportunidades que os alunos terão de gerar renda, bem como desenvolver novas habilidades no setor da economia criativa.
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…