Uma tarde musical animou a plateia presente no auditório Atílio Zóboli, do Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto), nesta terça-feira (3/12), data em que os estudantes do Programa Mais Música demonstraram todo seu talento em uma apresentação emocionante de fim de ano. O espetáculo pela paz foi acompanhado pelo prefeito Orlando Morando, além de profissionais da educação, familiares das crianças e outras autoridades.
O concerto foi conduzido pelo maestro Ricardo Higino e contou com a participação de 724 estudantes divididos entre canto coral e instrumentistas de violino, trompete, trombone, violão, flauta e piano. O repertório foi formado por canções criadas pelo maestro, compositor e pianista Cezar Elbert, entre elas “Um bom momento pra cantar”, “Mensageiro da esperança”, “Meu sonho” e “Canção da Paz”.
Para o chefe do Executivo Municipal, assistir a um espetáculo dos estudantes do Programa Mais Música é um sonho realizado. “É uma enorme alegria ver a evolução dessas crianças e que esse projeto nasceu pela minha esposa e hoje deputada estadual, Carla Morando, quando ela presidia o Fundo Social de Solidariedade. É um orgulho ver a desenvoltura das crianças e a emoção dos pais e profissionais da educação na plateia. Com a música as crianças aprendem melhor, ficam mais concentradas e mais calmas. Investir em educação é a melhor forma de dar oportunidade para esses alunos construírem o futuro que desejarem”, diz.
O Programa Mais Música é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Cultural Tocando a Vida. Neste ano, a ação foi ampliada e passou a atender 3.100 alunos de 22 unidades escolares de ensino em tempo integral, dentro do Programa Educar Mais. Ao todo, foram investidos R$ 1,6 milhão no projeto – usados para a aquisição dos instrumentos musicais e financiamento dos professores de música.
Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini destaca que o Programa Mais Música integra a educação Steam, uma abordagem pedagógica que envolve as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com o objetivo de promover uma aprendizagem interdisciplinar e prática. “Temos em São Bernardo um grande movimento, unindo música, aprendizagem, respeito uns pelos outros. Tornando nossos estudantes protagonistas e mensageiros da paz”.
A pequena Sophia Dias, 11 anos, estudante da Emeb Professor Otílio De Oliveira, no Rudge Ramos, revela que sempre quis aprender a tocar violino, desejo que conseguiu realizar na escola, a partir das aulas do Programa Mais Música. “Sempre tive vontade, mas até então não tinha oportunidade. Acho que a música melhora meu humor, me deixou mais dedicada. Acho muito legal a gente poder se apresentar para nossa família”, diz.
O coordenador de TI Vagner de Lima, 42 anos, acompanhou da plateia a primeira apresentação da filha Giovana. Ele fez questão de trazer a família toda para compartilhar este importante momento. “Ela sempre gostou de música e tenho percebido que tem sido muito bom para ela participar das aulas de coral. Além de contribuir para a formação musical dela, ajuda no aprendizado”, considera o orgulhoso pai.
O evento também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima; da secretária de Cultura e Juventude e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Greici Picolo Morselli; do secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos; da secretária-adjunta de Finanças, Neusa Maria Sacchi; e do presidente da Associação Cultural Tocando a Vida, Satoshi Fukuura.
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…