A Secretaria de Educação de Diadema iniciará aplicação de reforço escolar aos estudantes da rede municipal a partir do dia 15 de março. A recomposição educacional será balizada pelo diagnóstico da Prova Diadema, levantamento realizado pela pasta nesta semana para identificar o estágio de aprendizagem dos matriculados.
Dois programas serão os pilares da estratégia da Prefeitura para reduzir as desigualdades no nível de aprendizado dos estudantes: o Aprender Mais e o Mais Educação.
O Aprender Mais é focado aos matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1 – cujas idades são de 9 e 10 anos. São aulas ministradas no contraturno escolar de letramento e matemática. Ou seja, além da grade curricular tradicional, o estudante terá material adicional para reforçar habilidades de leitura, escrita, matemática, disciplinas consideradas essenciais para o desenvolvimento dos estudantes dessa faixa etária.
Já o Mais Educação é um resgate de um programa prioritário aplicado até 2012 pela Prefeitura de Diadema. Também ofertado no contraturno escolar, o Mais Educação tem como um dos principais objetivos fomentar a permanência dos estudantes nas escolas. O foco é para estudantes com idade entre 6 e 8 anos, que têm à disposição aulas de letramento e matemática, além de cursos de esportes, cultura e meio ambiente.
“A pandemia trouxe sequelas ao estudante e ao nível de aprendizado desse estudante. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás. Por isso o nosso planejamento vai além de um simples reforço, é uma recomposição de aprendizado, com olhar acolhedor, inclusivo e de redução de desigualdades. O Aprender Mais e o Mais Educação são programas estruturais, que se tornaram ainda mais essenciais no período em que estamos. O olhar acolhedor é permanente”, afirmou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lúcia Sanches.
A Prova Diadema começou a ser aplicada na segunda-feira (14) às 12,3 mil crianças do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. Os testes já foram encaminhados aos estudantes e os resultados estão em fase de tabulação.
A partir dos dados registrados, reuniões com a equipe educacional serão realizadas para definir estratégias específicas para estudantes e unidades que apresentarem descompasso no grau de aprendizagem.
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