Estudantes de Diadema ganham medalhas em Olimpíada de Matemática
Turma do 4º ano ficou com 1º lugar e turma do 5º ano com o terceiro, na competição anual interclasses em formato colaborativo para estudantes
Turma do 4º ano ficou com 1º lugar e turma do 5º ano com o terceiro, na competição anual interclasses em formato colaborativo para estudantes
Estudantes da Emeb Dr. Mário Santalúcia, da região Sul, conquistaram duas medalhas na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). A turma do 4º F foi ouro e a do 5º G conquistou o bronze na competição anual interclasses em formato colaborativo para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. As provas da competição ocorreram entre 22 e 29 de maio e o resultado foi divulgado no dia 31 de julho.
Segundo a diretora da Emeb, Ivone Costa Andrade, a escola já participou dessa e de outras olimpíadas em anos anteriores, mas é a primeira vez que conquistam o ouro. “Essa premiação é resultado de todo um trabalho de equipe desenvolvido ao longo dos anos pelas professoras Tatiane Froscia (4º F), Claudine Salles (5º G) e demais profissionais envolvidos”, afirmou. “É a prova de que a nossa dedicação, esforço e aplicação em sala de aula dos conhecimentos adquiridos nas formações pelas quais eles passam dão resultado, e são um reconhecimento do nosso trabalho”, completou.
As provas são enviadas por e-mail e aplicadas no formato presencial ou remoto. A competição é voltada para o trabalho em sala de aula e não para a competência individual do aluno, por isso as provas têm um caráter prático, são feitas em grupos de oito estudantes e as premiações são para o coletivo. O professor pode auxiliar apenas na orientação e preparação para a prova, mas não durante a resolução.
“As provas estimulam a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala e estimulam o trabalho em equipe”, opina Eliane Terceiro, supervisora de ensino da Secretaria de Educação de Diadema, que destaca o trabalho dos professores. “Temos uma equipe de formação excepcional e professores competentes que acreditam no potencial dos estudantes. Essa conquista mostra o valor da rede pública”, concluiu.
Para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, “essa conquista dos estudantes do Mário Santalúcia revela a capacidade e o potencial das crianças de Diadema, e mostra que o investimento na educação pública dá resultados”.
Próxima etapa
O concurso é a etapa brasileira do evento internacional organizado desde 1990 pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede na França. No Brasil, a OIMSF é organizada pela Rede POC International Education com apoio da Embaixada da França, do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Universidade Metodista de São Paulo e tem apoio para a divulgação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
As escolas com classes premiadas na edição 2023 da OIMSF serão convidadas a integrar a delegação brasileira para a etapa internacional, na França, em data a ser definida.