VOLTAR
  • Variedades

Estado prevê entrega da Praça da Cidadania em Diadema até janeiro

Equipamento que une esporte, lazer, cultura e oficinas de qualificação será instalado no bairro Serraria O projeto de instalação da Praça da Cidadania em Diadema foi apresentado na manhã desta terça-feira (17) pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado a representantes da Prefeitura. O equipamento será instalado no bairro do Serraria, com previsão de entrega […]

  • Estado prevê entrega da Praça da Cidadania em Diadema até janeiro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/05/2022
  • Compartilhar:

Equipamento que une esporte, lazer, cultura e oficinas de qualificação será instalado no bairro Serraria

praça da cidadania de Diadema - projeção

Estado prevê entrega da Praça da Cidadania em Diadema até janeiro. Foto: Divulgação

O projeto de instalação da Praça da Cidadania em Diadema foi apresentado na manhã desta terça-feira (17) pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado a representantes da Prefeitura. O equipamento será instalado no bairro do Serraria, com previsão de entrega entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

A proposta é integrar esporte, lazer, cultura e cursos de qualificação em territórios com índices consideráveis de vulnerabilidade em todo o Estado. A unidade de Diadema será na área da Sanko, anexo ao Parque Regional Oeste, próxima da Vila Socialista, no Serraria. O local foi escolhido em conjunto com a Prefeitura, vai aproveitar o espaço do parque já existente e poderá atender a população da Região Oeste da cidade e parte do Eldorado.

“Temos feito conversas há alguns meses e, nas últimas semanas, a ideia avançou bastante. É um equipamento de gestão compartilhada em territórios, para oferecer outras oportunidades. Agora o passo é ouvir a comunidade, entender quais as demandas de cursos, e apresentar uma praça que seja, de fato, apropriada pela comunidade”, disse o chefe de gabinete da Prefeitura, Mário Reali, quem lidera o grupo de debate com o Estado para a instalação da Praça da Cidadania.

A Praça da Cidadania ficará em um terreno municipal de 2.379 m² e terá quadra esportiva, arena ao ar livre, pergolado e área de jogos. Na parte de qualificação profissional, haverá sala de gastronomia, sala de beleza e bem estar, sala de esterilização, sala de moda e arte, sala de informática, sala do Banco do Povo, duas salas multiuso, sala de administração, copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da escola de construção civil. Todos esses serviços anexados à estrutura existente do Parque Regional Oeste, que contam com pista de skate, pista de caminhada, parque infantil e academia ao ar livre.

Durante a apresentação, representantes da Prefeitura discutiram a possibilidade de integração de projetos já em andamento na administração. Por exemplo, unir expertise de cursos ofertados pela Fundação Florestan Fernandes, aproveitar o espaço para atividades das Secretarias de Cultura e de Esporte e Lazer, além de dialogar com empresas da cidade para que a capacitação possa envolver demandas da economia local.

Obras

O projeto executivo da Praça da Cidadania está pronto e o Fundo Social de Solidariedade do Estado aguarda retorno do departamento jurídico do Governo Estadual sobre o edital. A estimativa é a de que a licitação para contratação de empresa que executará a obra seja publicada até o fim de maio, com previsão de assinatura do contrato e ordem de serviço para agosto ou setembro.

São cinco meses de obras. Depois, a manutenção e gestão do equipamento são compartilhadas. A Prefeitura fica responsável pela área externa da Praça da Cidadania, enquanto o Estado ficará encarregado pelos insumos dos projetos e oficinas. Também haverá a seleção de uma Organização Social, que administrará os cursos oferecidos no local.