VOLTAR
  • Cidades

Estado prevê decisão sobre Metrô no ABCD em 90 dias

 Solicitação para Implementação da linha 18-Bronze foi entregue a João Doria pelos sete prefeitos no início deste mês como uma das prioridades da região

  • Estado decidirá âté junho sobre projeto que envolve Metrô no ABCD.
    Foto: Reprodução/Governo do Estado
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/03/2019
  • Compartilhar:

 Solicitação para Implementação da linha 18-Bronze foi entregue a João Doria pelos sete prefeitos no início deste mês como uma das prioridades da região

 

metrô

Estado decidirá sobre projeto que envolve Metrô no ABCD. Foto: Reprodução/Governo do Estado

 

O Estado vai anunciar em, no máximo, 90 dias uma definição sobre o futuro da linha 18-Bronze do Metrô, que prevê ligar as cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo e São Caetano por meio de monotrilho.

Por ter caráter regional, o projeto é acompanhado de perto pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que, no início deste mês, entregou ao governador uma lista de demandas das sete cidades a serem realizadas pelo governo estadual, incluindo a implementação de uma linha de transporte em massa na região.

A efetivação da linha 18-Bronze do Metrô é uma demanda regional de extrema importância e que aguarda solução há muitos anos. Por isso, o anúncio de um posicionamento efetivo por parte do governador João Doria nos permite avançar com o planejamento para melhorar a Mobilidade Urbana nos sete municípios, o que é uma das prioridades do novo modelo de gestão que estamos implantando no Consórcio”, disse o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

O governador João Doria disse que foi formado um grupo de estudos, coordenado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para tratar do assunto. Em agosto de 2014, o governo estadual assinou PPP (Parceria Público-Privada) para construção e operação da linha, mas o projeto ainda não foi iniciado por falta de recursos para as desapropriações.

Esse grupo vai fazer análise do melhor modal a ser implantado na região, aquele que pode ser implantando no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta esses aspectos, é a orientação do governador e será adotada”, argumentou Doria. “Creio que, no máximo, em 90 dias, teremos condições de informar qual o modal. Daí, temos todo o processo a ser iniciado. Estamos atentos a isso”, completou.

Novos veículos para a linha de trólebus

O anúncio de Doria sobre o Metrô ocorreu nesta quarta-feira (20/3), quando foram entregues 25 novos ônibus articulados para o Corredor Metropolitano ABD, popularmente conhecido como linha do trólebus, que é gerenciado pelo Governo do Estado. O sistema beneficia as cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, fazendo a ligação desses municípios do Grande ABC com a capital.

Os novos coletivos têm capacidade para transportar 154 passageiros cada, sendo 53 sentados e 101 em pé. Os veículos substituirão 22– mais antigos e com menor capacidade – operados pela concessionária Metra na linha 376, que transporta cerca de 25 mil passageiros por dia. Os ônibus adquiridos possuem 21 metros de comprimento, motor a diesel Euro V e contam com ar-condicionado, suspensão pneumática, transmissão eletrônica, wi-fi e carregador USB.

O reforço de 25 novos ônibus para o trólebus, operando no Corredor Metropolitano ABD, melhora o acesso ao transporte público e a agilidade nas viagens que passam, sobretudo, por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá. Garantir qualidade, segurança, agilidade e conforto aos usuários do transporte público no Grande ABC é prioridade para o Consórcio Intermunicipal Grande ABC”, afirmou Paulo Serra.