Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

Estado lança programa Facilita SP para promover liberdade econômica

 Iniciativa vai desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes 

Última atualização: 01/10/2023 00:31
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 01/10/2023
Compartilhar

11 Iniciativa vai desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes

Facilita SP
Estado lança programa Facilita SP para promover liberdade econômica. Foto: Divulgação

O governador Tarcísio de Freitas lançou, segunda-feira (25/09), o programa Facilita SP, iniciativa que vai desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista. A coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, deputada estadual Carla Morando, participou da solenidade, e parabenizou o governador pela iniciativa.

“Este é um anúncio importante para todo o setor econômico. Parabéns, governador Tarcísio, pelo programa que garante a desburocratização na abertura e fechamento de empresas em nosso Estado, ação fundamental de incentivo ao empreendedorismo, que gera emprego e renda”, disse Carla Morando. “Nosso mandato luta pela geração de oportunidades em São Paulo, através do nosso trabalho na Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico. Seguimos atuando fortemente para garantir um estado forte com mais oportunidades para todos. O melhor programa social é o emprego”, concluiu a deputada.

Atualmente, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento. Com o Facilita SP, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa jornada será simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.

Para as atividades econômicas classificadas no baixo risco, alvarás e licenças poderão ser dispensados, o que vai agilizar os processos de abertura, legalização e licenciamento. Já para os negócios classificados em médio e alto risco, a medida vai assegurar transparência e previsibilidade nas exigências previstas pela legislação. Empresas já estabelecidas também serão beneficiadas, pois vão ganhar mais agilidade e eficiência na regularização, emissão e atualização de licenças e alvarás.

O governador parabenizou a deputada Carla Morando pelo trabalho em favor do empreendedorismo e destacou a importância do programa Facilita SP. “Estamos caminhando firme na direção da desburocratização com o programa Facilita SP. Criamos um comitê de simplificação do registro de empresas e novos negócios, isso vai fazer a diferença. E teremos um portal integrador justamente para facilitar esse esforço. O papel do Estado é facilitar e é o que vamos fazer, estamos dando passos firmes para a simplificação e desburocratização. Temos certeza que as prefeituras vão dar os mesmos passos para tornar São Paulo o melhor estado de ambiente de negócios do Brasil”, afirmou Tarcísio de Freitas.

O Facilita SP foi dividido em etapas: a primeira delas estabelece a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874), do Código de Defesa do Empreendedor (Lei Estadual nº 17.530) e da Lei Estadual 17.761, por meio de decreto; a segunda cria o Comitê Estadual para Simplificação e Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas e Negócios no Estado de São Paulo; a terceira contempla o Portal Integrador, ferramenta que garante o acesso simplificado aos registros e processos de licenciamento, e, por fim, a quarta etapa, que foca no engajamento dos municípios.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, entre outros secretários estaduais, deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e líderes empresariais.

Tags:carla morandoestadofacilita spgovernadorgoverno do estadolançamentoliberdade econômicaprogramapromoçãosão paulotarcísio de freitas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior GCM de Mauá Proposta de novo estatuto da GCM de Mauá pode demitir servidores; diz Sindserv
Próximo artigo Festival de Circo SP Artistas de Diadema e Sto.André são selecionados para Festival de Circo SP

Últimas notícias

Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde municipa
Ribeirão Pires recebe R$ 6,9 milhões em emendas para fortalecer e modernizar a saúde
12/06/2025
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
Projeto do deputado Rômulo Fernandes sobre bets é aprovado na ALESP
12/06/2025
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
12/06/2025
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá é encontrado sem vida na Billings
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá, é encontrado sem vida na Billings
12/06/2025
Diego Oliveira, de 24 anos, trabalhava como barbeiro na cidade, amigos usaram as redes sociais para lamentar falecimento do jovem
Jovem de São Bernardo tenta fugir de assalto, cai da moto e morre
12/06/2025

Recomendadas

Após cobrança da deputada Carla Morando, Grande ABC recebe 111 novos policiais militares
Política

Deputada Carla Morando fala sobre os 111 novos policiais militares no ABCD

12/06/2025
Prefeitura de São Bernardo promove leilão de veículos com isenção de taxas
CidadesSão Bernardo

Prefeitura de São Bernardo promove leilão de veículos com isenção de taxas

12/06/2025
Entrega do piscinão Jaboticabal é confirmada para dezembro
São BernardoPolíticaSão CaetanoSão Paulo

Entrega do piscinão Jaboticabal é confirmada para dezembro

12/06/2025
Governador Tarcísio estuda estadualização do Hospital da Mulher de São Bernardo
São BernardoPolítica

Governador Tarcísio estuda estadualização do Hospital da Mulher de São Bernardo

12/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?