4 de agosto de 2021

Estado iniciará ciclo anual de vacinação contra Covid em 17 de janeiro

Mais visitadas

Anúncio do secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, ocorreu na manhã desta segunda-feira durante entrega de 1 milhão de does da Coronavac

Estado iniciará ciclo anual de vacinação contra Covid em 17 de janeiro, diz Jean Gorinchteyn . Foto: Divulgação

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, informou que um novo ciclo de vacinação contra o coronavírus  terá início  em 17 de janeiro de 2022, assim como já acontece com o vírus H1N1, da gripe.

O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/07) durante a entrega de mais um lote da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

De acordo com acordo Jean Gorinchteyn, ainda não existe um estudo que comprove a necessidade de uma terceira dose das vacinas contra a Covid-19, que seria um reforço, porém que a certeza é de que existirão doses todos os anos para proteção.

“O estado de São Paulo, seguramente, vai iniciar essa campanha, uma nova fase de vacinação para Covid, a partir do dia 17 de janeiro do próximo ano”, afirmou Jean Gorinchteyn.

“Nós entendemos que essa articulação junto com o próprio Ministério da Saúde, junto com o próprio Conass, que é exatamente esse conselho de secretários da saúde dos estados, também terão esse entendimento para que possamos expandir essa nova fase de vacinação não apenas para São Paulo, mas para todo o país”, completou.

Ainda segundo o secretário até o dia 17 de janeiro haverá produção de duas vacinas pelo Butantan – a Butanvac, que aguarda autorização da Anvisa, e a CoronaVac, que deve receber transferência de tecnologia do laboratório chinês Sinovac para que não haja mais dependência da importação de insumos farmacológicos.

“Nós precisamos fazer com que haja uma proteção da nossa população de uma forma constante, uma vez que o coronavirus, assim como lá em 2009, o H1N1, chegou pra ficar, e ele ainda está em nosso meio. O coronavírus também estará, então dessa forma nós manteremos de forma constante a proteção da nossa população”, concluiu Jean Gorinchteyn

SP entrega mais 1 milhão de vacinas do Butantan ao Brasil

O Vice-Governador Rodrigo Garcia acompanhou, na manhã desta segunda-feira, a entrega de mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan contra o coronavírus ao Ministério da Saúde.

“O Butantan tem trabalhado todos os dias e aos finais de semana para fazer a produção da vacina, e o mais rápido possível fazer entrega ao Ministério da Saúde”, disse Garcia.

Com a nova entrega, as liberações chegam à marca de 56,149 milhões de doses fornecidas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As novas entregas, iniciadas na última quarta-feira (14/07), são referentes à produção de um novo lote de 10 milhões de doses processadas a partir dos 6 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no dia 26 de junho.

Na última quarta-feira, o instituto liberou 800 mil doses. Na quinta (15), foram 200 mil e na sexta-feira (16), mais 1 milhão.

A matéria-prima recebida no dia 26 foi envasada no complexo fabril do Butantan, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

As vacinas entregues hoje fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. O Butantan trabalha para completar, até o fim de agosto, 100 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), antecipando em 30 dias o prazo contratual.

Na madrugada do último dia 13, o instituto recebeu carga recorde de 12 mil litros de matéria-prima para produzir e entregar outras 20 milhões de doses.

Uma nova remessa de IFA, com mais 12 mil litros, deve chegar até o final deste mês.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações