ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Estado debate política habitacional no Circuito Urbano, evento da ONU-Habitat

Um dos temas abordados no encontro foi a recém parceria entre o governo paulista e o BNDES entorno da Estação Ferroviária de Sorocaba

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 05/10/2023 23:02
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 05/10/2023
Compartilhar

Um dos temas abordados no encontro foi a recém parceria entre o governo paulista e o BNDES acerca da Estação Ferroviária de Sorocaba

 Circuito Urbano 2023
Governo de São Paulo debate política habitacional no Circuito Urbano 2023, evento da ONU-Habitat. Foto: Agência Metropolitana de Sorocab23

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do Governo de São Paulo e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa ligada ao estado, participaram nesta quinta-feira (05/10) de um debate sobre política habitacional no evento Circuito Urbano 2023, iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), agência internacional responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável.

Na ocasião, o secretário da SDUH, Marcelo Branco, destacou que para encarar os desafios do estado que abriga uma das maiores metrópoles do mundo, a atual gestão resolveu unir dois temas convergentes sob uma mesma pasta.

“Nós tivemos a felicidade de transformar a secretaria de ‘Habitação’, que existe há décadas, em ‘Desenvolvimento Urbano e Habitação’, com foco em soluções integradas. Essa integração trouxe para nossa alçada as nove regiões metropolitanas do estado, onde estamos criando condições de apresentar projetos bastante estruturantes para cada uma delas”, disse.

Um dos exemplos citados foi a recém parceria firmada entre o governo paulista e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que no início da semana assinaram convênio para revitalizar o entorno da Estação Ferroviária de Sorocaba.

O projeto visa ampliar a oferta de moradia na área central da cidade, com a previsão de 400 novas unidades habitacionais, a preservação e restauração do patrimônio histórico, além de induzir a atividade econômica, ampliando a demanda por atividades comerciais, de serviços e cotidianas para os moradores.

O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, destaca que o desenvolvimento urbano demanda ações estruturantes e de longo prazo, pois têm tempo longo de maturação e, por isso, dependem de uma visão de Estado, e não de somente de Governo. Iapequino defende a união de esforços de todas as esferas de governo para sanar problemas comuns à população, sobretudo nos grandes polos urbanos como a Região Metropolitana de São Paulo. Ele considera os modelos de Parcerias Público Privadas um bom instrumento para o desenvolvimento políticas públicas:

“É um modelo contratual muito mais fácil de gerir. Com poucas pessoas, um grupo especializado e bem remunerado é capaz de fazer gerir uma escala de oferta e um caráter multi setorial”, explica Iapequino.

Olhar para o futuro

Outro tema abordado no evento foi o Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDUH) 2040 do Estado de São Paulo, que está articulando política e habitacional, conforme os princípios da Nova Agenda Urbana ONU-Habitat e da Constituição Estadual de 1989, alinhando a agenda paulista a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O evento contou ainda com a participação de José Police Neto (subsecretário de desenvolvimento urbano do Governo de São Paulo, Eduardo Trani (assessor de planejamento da SDUH), Maria Cláudia Pereira (diretora de planejamento e desenvolvimento urbano da CDHU), Maria Tereza Diniz (diretora de projetos e programas da CDHU), Mônica Rossi (superintendente de planejamento e operações da CDHU), e Osmar Lima (chefe do departamento de estruturação de projetos com atrativos imobiliários públicos do BNDES).

 

Tags:BNDEScircuito urbano 2023debateEstação Ferroviária de Sorocabaevento da onu-habitatgoverno de são paulopolítica habitacional

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Votação Conselho Tutelar Divulgada nova data para eleição do Conselho Tutelar
Próximo artigo Ministro Alexandre Padilha Ministro Alexandre Padilha participará de agendas em Mauá e Sto.André

Últimas notícias

5º Encontro da Solidariedade do ABC une paixão automobilística e ação social no pátio da Volks
5º Encontro da Solidariedade do ABC une paixão automobilística e ação social no pátio da Volks
13/12/2025
São Bernardo inaugura novo Centro Aquático do Batistini com 750 vagas gratuitas
São Bernardo inaugura novo Centro Aquático do Batistini com 750 vagas gratuitas
13/12/2025
Primeira-dama Jessica Roberta entrega 26 mil itens a 22 instituições parceiras do Fundo Social
Primeira-dama entrega 26 mil itens a entidades parceiras do Fundo Social de Sto.André
13/12/2025
EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema
EMEB Chico Mendes fecha primeiro ano da ação de voluntariado em escolas de Diadema
13/12/2025
Ribeirão Pires abre concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal
Ribeirão Pires abre concurso público para ingresso na Guarda Civil Municipal
13/12/2025

Recomendadas

Câmara de São Caetano aprova abono para professores com uma escala de R$ 350 a R$ 1.100
São CaetanoPolítica

Prefeito de São Caetano comenta abono para professores e fala de novos benefícios em 2026

13/12/2025
Tite aceitou publicamente o nome do médico Aldemir Humberto Soares como o novo presidente da FUABC, mas quer indicar vice.
São CaetanoPolítica

“É só deixar a vaidade de lado”, diz prefeito de São Caetano ao cobrar definição sobre eleição na Fundação do ABC

13/12/2025
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
BrasilPolítica

Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida

13/12/2025
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
BrasilPolítica

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

12/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?