VOLTAR
  • Cidades

Estado de SP vacina mais de 50 mil pessoas contra Covid-19

Nesta quinta-feira o Governo de SP finalizou a entrega das primeiras doses desta primeira fase da campanha

  • Mauá aplica neste sábado vacina contra a Covid a quem tem 30 anos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/01/2021
  • Compartilhar:

Nesta quinta-feira o Governo de SP finalizou a entrega das primeiras doses desta primeira fase da campanha

 

Estado de SP vacina mais de 50 mil pessoas contra Covid-19. Foto: Divulgação

 

O estado de São Paulo vacinou 50.661 mil pessoas contra Covid-19 até as 18h33 desta quinta-feira (21/01). Os dados são do Vacinômetro, ferramenta digital, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado.

Nesta quinta, o Governo de SP concluiu a distribuição de vacinas para todas as regiões e entregou mais 145 mil vacinas do Butantan para outros 75 destinos. Os novos pontos incluem 68 cidades e 7 Grupos de Vigilância Epidemiológica nas seguintes regiões: São João da Boa Vista, Assis, Campinas, Presidente Prudente, Grande São Paulo e Piracicaba. Os GVEs farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A divisão das grades foi baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe. Esta mesma referência é utilizada para cálculo das grades regionais e para cada cidade.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo será desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Governo de São Paulo.

 

Vacinômetro

A Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo lançou o “Vacinômetro”, ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado. O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/).

 

A ferramenta será alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a COVID-19. Para garantir ainda mais transparência ao processo de imunização, os posts dos perfis oficiais do Governo do Estado de São Paulo também irão repercutir, diariamente, o número de vacinados no estado com base nos dados atualizados do “Vacinômetro”.

Dados atualizados às 19h