Estado de São Paulo inicia campanha de vacinação contra gripe
Meta do Governo é vacinar 90% da população-alvo, de 13,2 milhões de paulistas; No ABCD expectativa é imunizar 576 mil pessoas dos considerados grupos de risco
Meta do Governo é vacinar 90% da população-alvo, de 13,2 milhões de paulistas; No ABCD expectativa é imunizar 576 mil pessoas dos considerados grupos de risco
O Governador João Doria e o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, participaram, nesta quarta-feira (10/04), da abertura da campanha de vacinação contra gripe. A expectativa é, em parceria com os municípios paulistas, imunizar 90% da população-alvo de 13,2 milhões de paulistas contra o vírus Influenza.
Na região do ABCD expectativa é imunizar 576 mil pessoas dos grupos de risco: idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, professores da rede privada e pública, profissionais da saúde, população indígena, e pacientes com doenças crônicas, como diabetes, asma e doenças imunossupressoras.
“A vacina é segura e eficaz. Neste momento, convocamos os pais e responsáveis para levarem as crianças aos postos, bem como gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias”, destacou o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
As ações serão desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação em todo o Estado, entre postos fixos e volantes, com a mobilização de mais de 39 mil profissionais. A campanha ocorrerá em duas etapas, de acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país.
A primeira etapa começa no dia 10, voltada a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos. Nesta fase, também haverá uma campanha para atualização das carteiras vacinais dos pacientes desse grupo.
Entre 22 de abril até o dia 31 de maio, serão vacinados na segunda etapa os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.
No dia 4 de maio, ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h.
“A vacina que está sendo aplicada aqui é produzida pelo Instituto Butantan e, hoje, início da campanha de imunização contra a gripe, as doses começam a ser aplicadas nos postos de saúde”, destacou o Governador João Doria.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Governo Federal para a realização da campanha em todo o Brasil. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.