VOLTAR
  • Política

Estado abre 756 novos leitos para Covid, sendo 35 em Sto.André

Secretaria de Estado da Saúde informou que serão 25 leitos de enfermaria e 10 de UTI no Hospital Estadual Mário Covas

  • Estado de SP abre 756 novos leitos, sendo 70 na região do ABCD.
    Foto: Divulgação/Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/01/2021
  • Compartilhar:

Secretaria de Estado da Saúde informou que serão 25 leitos de enfermaria e 10 de UTI no Hospital Estadual Mário Covas

 

Estado de SP abre 756 novos leitos, sendo 70 na região do ABCD. Foto: Divulgação/Helber Aggio

 

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (22/01) a ativação de 756 leitos em hospitais estaduais e a retomada do hospital de campanha na estrutura interna do prédio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Barradas, localizado em Heliópolis, zona Sul da Capital, que volta a operar com 24 leitos de UTI. O ABCD ganha 35 leitos. Após questionamentos, a Secretaria de Estado da Saúde informou ao ABCD Jornal que na Região serão 25 leitos de enfermaria e 10 de UTI, todos no Hospital Estadual Mário Covas, que fica em Santo André.

Nesse anúncio feito nesta sexta-feira, não constam os leitos reivindicados por Mauá, Santo André e São Bernardo, de acordo com a Pasta.

“Esse conjunto de medidas vai reforçar o sistema de saúde e garantir o atendimento a todos. São medidas necessárias enquanto não temos a quantidade de vacinas necessárias para imunizar todos os brasileiros. Por enquanto, apenas a vacina do Butantan está garantindo a imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a pandemia”, disse o Governador João Doria.

A medida anunciada pelo Governador tem o objetivo de reforçar o sistema de saúde e garantir leitos para assistir casos graves de coronavírus em todo o Estado. Nos hospitais estaduais serão abertos 306 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) COVID-19 e outros 450 de enfermaria.

A maior preocupação é o avanço rápido da doença no Estado, que já registra aumento de 42% no número de novos casos e de 39% de óbitos de COVID-19 nos 21 dias deste mês de janeiro, em comparação ao mesmo período de dezembro. As taxas de ocupação hospitalar permanecem em ascensão. Neste ano, já saltaram mais de oito pontos percentuais no Estado, saltando da faixa de 62% para mais de 70%.

A ampliação da rede é fruto de análise técnica e planejamento da Secretaria de Estado da Saúde com base no monitoramento do cenário da COVID-19, visando assegurar atendimento igualitário à população.

“Estamos monitorando diariamente a situação na região e em todo o Estado, cientes de que precisamos agir rapidamente para que a rede hospitalar possa enfrentar o recrudescimento da pandemia. Diante do cenário epidemiológico da COVID-19 em todo o mundo, decidimos ampliar leitos nos nossos serviços de referência para assegurar atendimento a todos que precisarem”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Carta do Consórcio do ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC encaminhou ofícios à Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde para solicitar a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na região à Secretaria Estadual da Saúde e ao Ministério da Saúde.

Nos documentos, endereçados ao secretário Jean Gorinchteyn e ao ministro Eduardo Pazuello, o Consórcio ABC reitera as solicitações, já apresentadas pelos municípios, de habilitação de 70 novos leitos de UTI na região, sendo 10 em Mauá, 20 em Santo André e 40 em São Bernardo do Campo.

“Todos os nossos esforços são para estruturar o Sistema de Saúde e continuar a salvar vidas. O Grande ABC se uniu desde o primeiro dia da pandemia e vem planejando ações de combate à disseminação do vírus de forma conjunta e eficiente. E esta medida é mais uma delas, para garantir que ninguém fique sem atendimento médico nas cidades da região”, destacou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.14